O design de serviços como ferramenta para promoção de inovação social no terceiro setor
Palavras-chave:
Design de serviço, Inovação social, Terceiro setor, UsuáriosResumo
O artigo[1] apresenta o design de serviços como uma ferramenta para promover a inovação social alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Através da revisão da literatura e de entrevistas com líderes de ONGs a pesquisa explicita como o design de serviço pode ser um ativo importante para resolução de problemas, contribuindo para a criação de soluções mais eficazes e sustentáveis. Conceitos como inovação social, design para inovação social (DfSI) e para base da pirâmide são explorados, evidenciando a importância da participação das comunidades, da cocriação e da resolução de problemas complexos. As entrevistas demonstraram uma lacuna significativa no uso estratégico do design de serviços entre as ONGs entrevistadas, onde o conceito é frequentemente confundido com gestão de processos e comunicação visual. Além disso, a gestão de voluntários foi destacada como um desafio,especialmente pela presença de "voluntários-assistidos" — indivíduos que possuem necessidades pessoais semelhantes às dos beneficiários.
[1] Esta pesquisa, realizada no ciclo 2022/2023, decorrente da bolsa de pesquisa oriunda do edital Faperj nº 07/2022 – Pesquisador na Empresa – 2022, teve como campo associado o ecossistema interno do Instituto Refazer. Foram priorizados os colaboradores, voluntários e a direção, pois são esses atores os responsáveis pela entrega dos serviços na organização. O artigo produzido como produto do Pós-Doutorado no PPDESDI/UERJ consolidou os resultados desta investigação.
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