O design de serviços como ferramenta para promoção de inovação social no terceiro setor

Autores

Palavras-chave:

Design de serviço, Inovação social, Terceiro setor, Usuários

Resumo

O artigo[1] apresenta o design de serviços como uma ferramenta para promover a inovação social alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Através da revisão da literatura e de entrevistas com líderes de ONGs a pesquisa explicita como o design de serviço pode ser um ativo importante para resolução de problemas, contribuindo para a criação de soluções mais eficazes e sustentáveis. Conceitos como inovação social, design para inovação social (DfSI) e para base da pirâmide são explorados, evidenciando a importância da participação das comunidades, da cocriação e da resolução de problemas complexos. As entrevistas demonstraram uma lacuna significativa no uso estratégico do design de serviços entre as ONGs entrevistadas, onde o conceito é frequentemente confundido com gestão de processos e comunicação visual. Além disso, a gestão de voluntários foi destacada como um desafio,especialmente pela presença de "voluntários-assistidos" — indivíduos que possuem necessidades pessoais semelhantes às dos beneficiários.

 

[1] Esta pesquisa, realizada no ciclo 2022/2023, decorrente da bolsa de pesquisa oriunda do edital Faperj nº 07/2022 – Pesquisador na Empresa – 2022, teve como campo associado o ecossistema interno do Instituto Refazer. Foram priorizados os colaboradores, voluntários e a direção, pois são esses atores os responsáveis pela entrega dos serviços na organização. O artigo produzido como produto do Pós-Doutorado no PPDESDI/UERJ consolidou os resultados desta investigação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Ariel de Souza Teixeira, IED e ESDI/UERJ

Realizando segundo Pós-Doutorado em Design, com o tem de Design de Serviços, ESDI/ UERJ (término em dezembro de 2024). Pós-Doutorado (2013) em Ciência da Informação pelo IBICT. Doutorado (2008) e Mestrado (2004) em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Pós-Graduado em Design de Interface pela Unicarioca (2002). Graduação em Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1999).É membro da The Interaction Design Foundation, desde 2002, N da credencial 78775. Em junho de 2021, apresentou artigos no Congresso Cumulus Design Culture(s) - Rome 2021. Publicou seu site pessoal na URL "https://www.eariel.net". Na ESPM-RIO foi, professor titular, pesquisador (40H) e diretor acadêmico. Na mesma IES também lecionou no Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa, foi membro do laboratório de pesquisa LAB 3i e liderou o observatório de experiência digital InterAção. Supervisionou o trabalho dos coordenadores de graduação e do mestrado, bem como o núcleo de pesquisa.Respondeu pelos núcleos acadêmicos Híbrida, Origem, Vogal e Ding.Também foi coordenador geral na Faculdade Senac-Rio e professor naquela IES. Na PUC-Rio coordenou e lecionou na Pós em Ergodesign de Interfaces, sendo uma especialização muito importante para o mercado. Na UniverCidade (antiga Faculdade da Cidade) lecionou na Graduação de Desenho Industrial e criou o curso de Pós em WebDesign. No mesmo período, dentre algumas experiências internacionais esteve lecionando na Faculdade Técnica de Lisboa e apresentando artigos no congresso APERGO na Ilha da Madeira. No âmbito nacional ministrou disciplinas em cursos de Pós na Universidade Federal do Amazonas - UFAM e na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF.Como criativo e designer já teve dois escritórios criativos, trabalhou na Faperj, no Governo do Estado, na Rede Rio de Computadores e na Trend Informática Educacional com projetos digitais. Seu trabalho com mídia interativa teve início em 1998.Desde 2012 pesquisa o conceito de Design de Interação e seus desdobramentos para às áreas do Design, da Comunicação e do Marketing. Também tem investigado relações contemporâneas entre usuários, informação e tecnologia. Em adição, atualmente tem congregado toda essa temática dentro do conceito de Marcas e Cidades Criativas.Tem experiência na área de Desenho Industrial e Direção de Arte, com ênfase em Comunicação Digital, Design de Interfaces e Interação Humano-Computador.

Sydney Freitas, ESDI / UERJ

Graduação em Design pela PUC-Rio, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Trabalha com pesquisa qualitativa e tem orientado em três principais temas: 1) Ensino e pesquisa em Design: Diz respeito a currículo, modelos pedagógicos, perfis de acadêmicos e profissionais, produção de conhecimento; 2) Usabilidade: Área da Ergonomia que trata de pesquisas de interfaces de sistemas digitais e de produtos; 3) Metodologia: métodos e técnicas de pesquisa e de projeto.

Fátima Matos, Instituo Refazer

Sólida experiência em Gestão de Pessoas e Liderança adquirida ao longo de 15 anos de trajetória gerencial na Petrobras, passando desde a Gestão de Recursos Humanos até a Gestão do Plano de Saúde da empresa, com cerca de 300.000 vidas.

Patricia Werner, FGV

Patricia Werner é doutora pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (2019), com linha de pesquisa em Design e Educação. Foi pesquisadora visitante da Universidade Europeia em Lisboa - IADE (2018/1). É mestre em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2009) e graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2006). Atualmente, é Diretora Adjunta da FGV Conhecimento (Fundação Getulio Vargas), instituição onde trabalha desde 2010. Atua na gestão de projetos voltados para Arte, Cultura e Educação

Referências

BONSIEPE, G. Teoría y práctica del diseño industrial. Elementos para una manualística crítica. Colección Comunicación Visual. Barcelona: Gustavo Gili, 1978.

CROSS, N. 2004. Expertise in Design: An Overview. Design Studies 25 (5):427–441. Cross, N. 2007. Designerly Ways of Knowing. Basel: Birkhäuser.

DORST, K. Design Problems and Design Paradoxes. Design Issues 22 (3):4–17. 2006.

GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR (GEM). Relatório Global de Empreendedorismo Brasil, 2023. GEM.

KOLK, A.; RIVERA-SANTOS, M.; RUFIN, C. Reviewing a Decade of Research on the "Base/Bottom of the Pyramid" (BOP) Concept. Business &amp Society. 53. 338-477. 10.1177/0007650312474928. 2014.

LARKIN, C. (2019). Design for Impact: Bringing Empathy and Creativity to Social Change. In: N. Montgomery (Ed.), Perspectives on Impact: Leading Voices on Making Systemic Change in the Twenty-First Century (pp. 91-101). Londres: Routledge.

LITVIN, A. K., FRANZATO, C., BORBA, G., & FREIRE, K. (2015). Living labs como plataforma de metaprojetação, sustentabilidade e inovação social. IX Sustentável, 1(2), 101–107.

MAGER, B., SIEVERDING, D. J. R., SISTIG, M. L., CHYDENIUS, T., ENRICONI, A., MANHÃES, M., SCHREIDER, A., WEBER, J., & WONGPICHET, K. (2020). The Future of Service Design. Köln International School of Design, TH Köln.

MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade. Comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008a.

MANZINI, E.; VEZZOLI, C. A strategic design approach to develop sustainable product service systems: examples taken from the ̳environmentally friendly innovation "Italian prize". Journal of Cleaner Production, v. 11, n. 8, p. 851-857, 2003b.

MINAS GERAIS. Escritório de Prioridades Estratégicas. Movimento Minas e o Desafio “Gravidez na Adolescência”. Belo Horizonte, 2013.

______. Escritório de Prioridades Estratégicas. Movimento Minas: O processo de cocriação da Gravidez na Adolescência. Belo Horizonte, 2012.

MONT, O. K. Clarifying the concept of product-service system. Journal of Cleaner Production, v. 10, n. 3, p. 237-245, 2002.

MORITZ, S. Service design. Practical access to an evolving field. Londres, 2005.

MULGAN, G. Inovação social. In: AZEVEDO, Carlos; FRANCO; Raquel C.; MENEZES, João W. Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos: o desafio da inovação social. Porto: Uriarte Gráfica S. A. 2010. pp. 51-74.

MUNARI, B. Das Coisas Nascem Coisas. Rio de Janeiro: Ed. Martins Fontes, 1981.

MURRAY, R., CAULIER-GRICE, J., & MULGAN, G. The open book of social innovation, Social innovator series: Ways to design, develop and grow social innovation. The Young Foundation: London. 2010.

PAPANEK, V. Design for the Real World: Human Ecology and Social Change. Pantheon Books, New York: 1971.

ROOZENBURG, N. F. M., & EEKELS, J. Product design: Fundamentals and methods. Wiley, 1995.

SALOMON, M., ESQUIVEL, R., & LOPES, A. Desafios e Sustentabilidade no Terceiro Setor Brasileiro. Revista Brasileira de Gestão Social, 7(3), 45-62, 2021.

SANGIORGI, D.; PATRÍCIO, L.; FISK, R. P. Designing for Service: Key Issues and New Directions. London: Bloomsbury, 2022.

SCHAFER, C.; PARKS, R.; RAI, R. Design for Emerging Bottom of the Pyramid Markets: A Product Service System (PSS) Based Approach. In ASME 2011 International Design Engineering Technical Conferences and Computers and Information in Engineering Conference, 1019–31. 2011.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Capacitação e Perfil do Empreendedor no Brasil. SEBRAE, 2022.

SIMANIS, E.; STUART, H. The base of the pyramid protocol. Toward next generation BoP Strategy. Second Edition. Cornell University. 2008. URL: https://www.johnson.cornell.edu/wp-content/uploads/sites/3/2019/04/BoP_Protocol_2nd_ed.pdf

STERNIN, M. (2019). Desvio positivo e design thinking: uma estrutura unificadora para lidar com problemas complexos. Journal of Social Innovation, 5(1), 18-30.

TUKKER, A.; TISCHNER, U. Product-services as a research field: past, present and future. Reflections from a decade of research. U. New business for old Europe. Volume 14, Issue 17, 2006, Pages 1552-1556, 2006.

VEZZOLI, C. et al. New design challenges to widely implement “Sustainable Product-Service Systems”. Journal of Cleaner Production, 2015a.

VEZZOLI, C. System design for sustainability. Theory, methods and tools for a sustainable “satisfaction - system” design. Rimini: Maggioli Editore, 2007b.

WYATT, J; BROWN, T. (2020). The Next Chapter in Design for Social Innovation. Stanford Social Innovation Review, 19(1), 40–47.

Downloads

Publicado

2025-04-22

Como Citar

de Souza Teixeira, E. A., Freitas, S., Matos, F., & Werner, P. (2025). O design de serviços como ferramenta para promoção de inovação social no terceiro setor. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 12(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/56502