Padrões de design de mobiliário e de composição do quarto infantil

Autores

  • Julia Pereira Soares PUC-Rio
  • Carlos Eduardo Felix da Costa PUC-Rio

Palavras-chave:

mobiliario infantil, design de interiores, quarto do bebê, conceito de infância

Resumo

O objetivo deste artigo foi identificar os atuais padrões de design de mobiliário e composições que se estabeleceram para quartos de bebê e criança na cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa baseia-se na coleta e análise de dados sobre o mobiliário infantil ofertado por fabricantes desta categoria. Partindo do entendimento de que o conceito de infância é um constructo social, tece-se o histórico do surgimento desta ideia na civilização ocidental, relacionando-a ao mobiliário direcionado a esta faixa etária. A análise dos resultados revela os equipamentos considerados essenciais; os aspectos estéticos predominantes; a influência do método de Maria Montessori e o desenvolvimento de móveis lúdicos e multifuncionais, além de discutir suas implicações. Destaca-se também que a subdivisão da infância em diferentes fases representa uma oportunidade tanto para a produção quanto para o consumo de mobiliário diferenciado e pode levar a uma obsolescência funcional do quarto infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT NBR 15860-1:2016 – Móveis - Berços e berços dobráveis infantis, tipo doméstico. Parte 1: Requisitos de segurança. 2016.

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

BRADLEY, R., CALDWELL, B., et al. Home environment and cognitive development in the first 3 years of life: A collaborative study involving six sites and three ethnic groups in North America, Developmental Psychology, 25, 217-235, 1989.

DANTAS, T. C. F. O mobiliário infanto-juvenil da casa paulista na década de 1950 e suas relações com o espaço físico da criança. 360p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2012.

FORTY, Adrian. Objetos do desejo: design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

IIDA, I.; GUIMARÃES, L. B. M. Ergonomia: projeto e produção. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2016.

INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL - INMETRO. Regulamento técnico da qualidade para berços infantis. Anexo I da Portaria Inmetro nº 53/2016 Rio de Janeiro: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, 2016. Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC002376.pdf>. Acesso: julho 2019.

MCKEY-PAZ, K. On growth and development: housing environment impacts on children's development and its relevance in interior design solutions 2012, 85p. Dissertação (Mestrado em Ciência) College of Technology, Eastern Michigan University. Disponível em: http://commons.emich.edu/theses/433 Acesso: maio 2018

MONTESSORI, Maria. The Montessori Method: scientific pedagogy as applied to child education in "the children's houses". New York: Frederick A. Stokes Company, 1912a

MONTESSORI, Maria. The absorbent mind. United States of America: Dancing Incorn Books, 2016b

OLIVEIRA, L. A.; et al. Avaliação e adequação do mobiliário infantil para estruturação de check list de conformidade. GEPROS. Gestão da produção, Operações e Sistemas. Ano 7, n. 3, jul-set/2012, p. 91-106. Disponível em: <https://www.gepros.feb.unesp.br/index.php/gepros/article/viewFile/645/453> Acesso:11 maio 2018

PAPALIA, D. E.; et al. Desenvolvimento Humano. 8ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

PASCHOARELLI, L. C. A história dos produtos industriais destinados ao público infantil: aspectos da interface entre ergonomia e design. Revista Educação Gráfica. Bauru, v. 2, n. 2, p. 79-84, 1998. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/281293627> Acesso: 11 maio 2018.

PIAGET, J. A epistemologia genética. 2. ed. Petrópolis: Vozes LTDA., 1973.

RIBEIRO, Liliana. Design de Mobiliário Adaptável ao Crescimento da Criança. 121p. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto. Porto, 2012.

RODRIGUES, L.; GABBARD, C. Avaliação das oportunidades de estimulação motora presentes na casa familiar: projecto affordances in the home environment for motor development. Desenvolvimento motor da criança. Lisboa: Edições FMH, p. 51-60, 2007. Disponível em: http://www.ese.ipvc.pt/lprodrigues/Documents/Rodrigues%20&%20Gabbard%202007.pdf> Acesso: 22 maio 2018.

SANTOS, G. S. O crescimento e desenvolvimento da criança. (Sl.) 2006. Disponível em: https://www.docsity.com/pt/o-crescimento-e-desenvolvimento-da-crianca/ 4774646/ Acesso: 16 junho 2019

VAN SLYCK, Abigail. Kid Size: The Material World of Childhood: An Exhibition Review, Winterthur Portfolio, 39 no. 1, p. 69-78. Connecticut: The University of Chicago Press. 2004. Disponível em: http://digitalcommons.conncoll.edu/archfacpub. Acesso: 11 Junho 2018.

Downloads

Publicado

2024-10-02

Como Citar

Pereira Soares, J., & Felix da Costa, C. E. (2024). Padrões de design de mobiliário e de composição do quarto infantil. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 11(2). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/54210