UX e UI Design: Estudo de caso de plataforma educacional “Zoom”
Palavras-chave:
UX design, UI design, plataforma educacional, ZOOMResumo
Em consequência do vírus COVID-19, as plataformas educacionais tornaram-se essenciais para o EAD, sendo uma destas o objeto de estudo, Zoom. Nesse contexto, o artigo pretende investigar através de uma pesquisa exploratória, descritiva e aplicada, baseada no Método Munari aplicado no Design de UX/UI o qual é fundamentado nos estudos de Nielsen e Norman, para assim tornar a experiência dos usuários mais agradável, somados a aplicação de um questionário direcionado à alunos e professores da UFAM para manifestarem sua opinião em relação ao objeto de estudo. Desta forma foi possível compreender as dores dos usuários e as principais funções da plataforma, tornando assim possível definir os ajustes necessários na interface. Como solução foi elaborado um mockup, evidenciando assim como a aplicação dos conceitos do design de UX/UI pode tornar mais simples a interação de docentes e discentes com plataformas educacionais.
Downloads
Referências
Agni, E. (2016) Agosto, 29. Don Norman e o termo “UX”. //ux.blog. Disponível em: https://uxdesign.blog.br/don-norman-e-o-termo-ux-6dffb3f8d218. Acesso em: 16 dez. 2021.
Behar, P. A. (2009). Modelos pedagógicos em educação a distância. Artmed Editora.
de Freitas, R. F., Coutinho, S. G., & da Nóbrega Waechter, H. (2013). Análise de Metodologias em Design: a informação tratada por diferentes olhares. Estudos em design, 21(1).
dos Santos, R. B., & de Souza Ramos, A. (2019). DESIGN DE INTERFACE. REVISTA ACADÊMICA ALCIDES MAYA, 1(1), 14-30.
Joo, H. (2017) A Study on Understanding of UI and UX, and Understanding of Design According to User Interface Change. International Journal Of Applied Engineering Research, 12 (20) 9931-9935
Morville, Peter. (2004) Junho, 21. User Experience Design. Semantic Studios. Disponível em: http://semanticstudios.com/user_experience_design/. Acesso em: 16 dez. 2021.
Myers, B. A., & Rosson, M. B. (1992, June)a. Survey on user interface programming. In Proceedings of the SIGCHI conference on Human factors in computing systems (pp. 195-202).
Myers, B. A. (1995)b. User interface software tools. ACM Transactions on Computer-Human Interaction (TOCHI), 2(1), 64-103.
Neves, M., Centeno, C., Orth, M., Fruet, F., & Otte, J. (2012). Design educacional construtivista: o papel do design como planejamento na educação a distância. SIED: EnPED-Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância 2012.
Nielsen, J. (1994) Usability Engineering. Morgan Kauffmann.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.