Fake News e desinformação

A falta de senso crítico na disseminação de notícias pelo universo on-line

Autores

  • João Vitor de Oliveira Fatec Taquaritinga
  • Gustavo Henrique Del Vechio Fatecs de Bebedouro, Taquaritinga e Matão

Palavras-chave:

Fake News; desinformação; universo online; hábitos de mídia

Resumo

O universo online é um meio cada vez mais utilizado para se entreter, comunicar e se informar. Posto desta forma, este estudo procura avaliar o crescimento e a influência da Internet atualmente, sobretudo em relação à massiva quantidade de informações que circula diariamente e que acaba por abrir espaço para o fenômeno da desinformação e a proliferação de notícias falsas (fake news). Para verificar a pertinência dos conceitos e levantamentos teóricos, o estudo apresenta uma pesquisa quantitativa em que avalia os hábitos de consumo quanto às notícias online, principalmente por jovens que utilizam a Internet, dispositivos móveis, aplicativos e mídias sociais com frequência. O que se verifica é que muitas notícias são compartilhadas ou disseminadas sem mesmo haver um senso crítico em relação à veracidade dos fatos; muitas vezes, inclusive, compartilha-se lendo apenas parte da notícia, ou somente a manchete. Isso, por certo, contribui expressivamente para que mais e mais informações falsas circulem na rede, o que pode ser muito prejudicial a inúmeras pessoas, marcas ou organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DATASENADO. Redes Sociais, Notícias Falsas e Privacidade de Dados na Internet. DataSenado: Brasília, 2019. Disponível em: < https://bit.ly/3crk3Sa >. Acesso em: 11 maio 2020.

DIZIKES, Peter. On Twitter, false news travels faster than true stories. MIT News, 8 mar. 2018. Disponível em: < https://bit.ly/3fEfUeD >. Acesso em: 19 jun. 2020.

EMPOLI, Giuliano. Os engenheiros do caos: como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições. São Paulo: Vestígio: 2019.

ESTATÍSTICAS: domínios.br registrados até o momento. Registro.br, s.d. Disponível em: < https://registro.br/estatisticas.html >. Acesso em: 20 abr. 2020.

HOOTSUITE. We are social – Digital 2020. Hootsuite, abr. 2020. Disponível em:< https://bit.ly/35QrY8V >. Acesso em: 11 maio 2020.

JOHNSON, Clay. A dieta da informação: uma defesa do consumo consciente. São Paulo: Novatec, 2012.

LEWIS, Lori. CALLAHAN. What Happens In An Internet Minute 2020. All Acess, 2020. Disponível em: < https://bit.ly/2WS7xoe >. Acesso em: 11 maio 2020.

O’REILLY, Tim. What Is Web 2.0. O’Reilly Media, 30 set. 2005. Disponível em: < https://bit.ly/3cGquQL >. Acesso em: 23 abr. 2020.

PNAD Contínua TIC 2017: Internet chega a três em cada quatro domicílios do país. IBGE, 22 dez. 2018. Disponível em: < https://bit.ly/3eUtWtc >. Acesso em: 22 abr. 2020.

QUIRÓS, Eduardo A. A era da pós verdade: realidade versus percepção. Uno, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 36-37, mar. 2017. Disponível em: < https://bit.ly/2z6hmHi >. Acesso em: 20 maio 2020.

RAIS, Diogo. O que é “Fake News”. Mackenzie, 13 abr. 2017. Disponível em: < https://bit.ly/36hnd8A >. Acesso em: 20 maio 2020.

SCHMIDT, Flavio. Identidade, imagem e reputação: empresas sem pertencimento no mundo da interdependência. IN: FARIAS, Luiz A. (org.). Relações públicas estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus, 2011.

TEFFÉ, Chiara S. Fake news: como proteger a liberdade de expressão e inibir notícias falsas? Medium, 19 mar. 2018. Disponível em: < https://bit.ly/2yjRpDD >. Acesso em: 20 maio 2020.

TENDÊNCIAS e tráfego de DNS. Akamai, 2020. Disponível em: < https://bit.ly/3eceVC9 >. Acesso em: 19 jun. 2020.

TOFFLER, Alvin. A Terceira Onda. 32 ed. Rio de Janeiro: Record, 2014.

WOLTON, Dominique. Informar não é comunicar. Porto Alegre: Sulina, 2011.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

de Oliveira, J. V., & Henrique Del Vechio, G. . (2021). Fake News e desinformação: A falta de senso crítico na disseminação de notícias pelo universo on-line . Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 8(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/34709