Design e Sustentabilidade: Experiências Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão

Autores

  • Shirley Gomes Queiroz Universidade de Brasília
  • Dianne Magalhães Viana Universidade de Brasília

Resumo

Neste trabalho são apresentadas e discutidas experiências com a aplicação de projetos reais, nos quais a sustentabilidade é um requisito destes. Os projetos buscam integrar ensino, pesquisa e extensão e foram desenvolvidos na Universidade de Brasília no departamento de Design e no departamento de Engenharia Mecá‚nica. A capacidade de correlacionar disciplinas de graduação por meio de abordagens baseadas em projetos e a nucleação de projetos de pesquisa constitui a base de conhecimento necessária para o seu desenvolvimento. Observa-se que a adequação de projetos para ações de extensão universitária possibilita: servir a sociedade, promover a educação continuada e a divulgação de conhecimentos na sociedade, e obter de recursos por meio de políticas de investimento público. As experiências apresentadas mostram que as abordagens utilizadas podem contribuir para a formação de pro ssionais comprometidos com a sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley Gomes Queiroz, Universidade de Brasília

Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade de Brasília.

Dianne Magalhães Viana, Universidade de Brasília

Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2016-10-07

Como Citar

Queiroz, S. G., & Viana, D. M. (2016). Design e Sustentabilidade: Experiências Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 1(1), 33–52. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/15742

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)