Artesanato mbya Guarani: contexto cultural e colonialidade

Autores

  • Maika Pires Milezzi Universidade de Brasília
  • Shirley Gomes Queiroz Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Design. artesanato. tradicional. guarani. colonialidade.

Resumo

A produção artesanal tradicional de culturas não ocidentais se desenvolve fundamentada em uma estrutura de conhecimento diferente daquela na qual foi desenvolvido o design. Com a crescente desenvolvimento de atividades de design junto a comunidades artesanais, a fim de fomentar a inserção desses produtos no mercado, questionamos se essas atividades podem gerar conflitos. Principalmente no que diz respeito a colonialidade e apagamentos de saberes tradicionais em benefício dos hegemônicos. No caminho para entender essa interação, este trabalho busca localizar a produção artesanal mbya guarani dentro de seu sistema cultural, sua relação com o território, modo de vida e cosmologia mbya guarani, para que se possa entender, posteriormente, os impactos de um projeto de design nessa produção.

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Biografia do Autor

Maika Pires Milezzi, Universidade de Brasília

Programa de Pós-Graduação em Design, Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro, ICC Norte, Módulo 18, 70.910-900, Brasília, Brazil.

Shirley Gomes Queiroz, Universidade de Brasília

Programa de Pós-Graduação em Design, Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro, ICC Norte, Módulo 18, 70.910-900, Brasília, Brazil.

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Publicado

2017-09-06

Como Citar

Milezzi, M. P., & Queiroz, S. G. (2017). Artesanato mbya Guarani: contexto cultural e colonialidade. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 4(1), 36–52. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/12635

Edição

Seção

Artigos