Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativa
Palavras-chave:
Design; Design de InformaçãoResumo
Atualmente, é cada vez mais comum o acesso a conteúdos educacionais baseados em texto, a partir de smartphones. Contudo, os estudos sobre o tema ainda são escassos e dispersos. Assim, esse artigo faz uma investigação sobre o design desse tipo de conteúdo, a partir de uma revisão integrativa, composta por três revisões sistemáticas e uma revisão tradicional de literatura. Seus resultados mostraram que muitas das pesquisas são voltadas para dispositivos com tecnologia ultrapassada ou maiores (tablets). Ademais, apontaram o tamanho reduzido da tela como principal dificuldade relacionada à visualização de textos em dispositivos móveis, aumentando a rolagem e, consequentemente, gerando ineficiência da memória espacial e sobrecarrega a memória de curto prazo. Algumas das soluções apontadas foram: aumento do tamanho da fonte, uso da tela na horizontal e estratégias para a organização do conteúdo, sendo este o aspecto sobre o qual o Design oferece maior contribuição.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-31
Como Citar
Vargas Nunes, J., & Santos Gonçalves, B. (2016). Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativa. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 3(2). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13659
Edição
Seção
Artigos
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.