Redesenho de brinquedos: uma abordagem a partir do Design Emociona

Autores

  • Eliana Paula Calegaria Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
  • Roseane Santos da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Design emocional. redesign. brinquedo. Infância.

Resumo

O ato de brincar é inerente ao ser humano na fase da infância. Durante esse momento lúdico surge a criação de brincadeiras e brinquedos proporcionados pelo processo de imaginação humana e que faz parte do desenvolvimento de construção cultural. Neste contexto, esse trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um exercício projetual a partir do redesenho do brinquedo “Engenheiro” da empresa Xalingo, tendo como ponto de partida os princípios do design emocional. A partir de pressupostos do design emocional e prescrições para faixa etária projetaram-se novas propostas para o brinquedo em questão. O redesign do brinquedo resultou em um produto mais adequado esteticamente e simbolicamente para a faixa etária a qual foi projetado.

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Biografia do Autor

Eliana Paula Calegaria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte, Avenida
Governador Jorge Teixeira - 3146 , Setor Industrial, Porto Velho, RO.

Roseane Santos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Engenharia Nova, Prédio 11105 ”“ Campus Centro,
Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2017-09-06

Como Citar

Calegaria, E. P., & Silva, R. S. da. (2017). Redesenho de brinquedos: uma abordagem a partir do Design Emociona. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 4(1), 1–21. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/12628

Edição

Seção

Artigos