O Uso de Instrumentos do Design no Desenvolvimento de Experiências Audiovisuais Interativas
Palavras-chave:
Internet. design. experiências. moodboard. blue sky.Resumo
A internet oferece, através de suas potencialidades interativas, um espaço diferenciado para a criação de experiências audiovisuais. Estas soluções carregam consigo a herança de veículos e suportes como o cinema e a televisão, porém não há, até o momento, modelos produtivos que contemplem a inclusão dos fatores subjetivos que proporcionam o contexto ideal para a experiência. Sendo assim, este trabalho busca discutir a aplicação de dois instrumentos metaprojetuais do design ”“ pesquisa blue sky e moodboards ”“ com tal finalidade, a partir da aproximação destes com os processos de significação próprios dos produtos audiovisuais.
Downloads
Referências
Carú, A.; Cova, B. Consuming experiences. London: Routledge, 2007.
Comparato, D. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
Csikszentmihalyi, M. Finding Flow: The Psychology of Engagement With Everyday Life. New York: Basic Books,1998.
Duarte, E. B. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre: Sulina, 2004.
Eisenstein, S. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
Field, S. Manual do roteiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
Manovich, L. The language of new media. Massachusetts: The MIT Press, 2000.
Mclellan, H. Experience design. CyberPsychology and Behavior, v. 3, (1), 2000.
Pine, J.; Gilmore, J. The Experience Economy. Boston: Harvard Business School Press, 1999.
Scaletsky, C. Pesquisa Aplicada / Pesquisa Acadêmica. In: Anais... P&D 2008 ”“ Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, São Paulo: Centro Universitário SENAC, 2008.
Scaletsky, C.; Parode, F. Imagem e pesquisa Blue sky no design. Anais... Congresso SIGraDi, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.