O Uso de Instrumentos do Design no Desenvolvimento de Experiências Audiovisuais Interativas

Autores

  • André Conti Silva Universidade Feevale
  • Mauricio Barth Universidade Feevale

Palavras-chave:

Internet. design. experiências. moodboard. blue sky.

Resumo

A internet oferece, através de suas potencialidades interativas, um espaço diferenciado para a criação de experiências audiovisuais. Estas soluções carregam consigo a herança de veículos e suportes como o cinema e a televisão, porém não há, até o momento, modelos produtivos que contemplem a inclusão dos fatores subjetivos que proporcionam o contexto ideal para a experiência. Sendo assim, este trabalho busca discutir a aplicação de dois instrumentos metaprojetuais do design ”“ pesquisa blue sky e moodboards ”“ com tal finalidade, a partir da aproximação destes com os processos de significação próprios dos produtos audiovisuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Conti Silva, Universidade Feevale

Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Feevale, ERS 239, 2755 - Vila Nova, Novo Hamburgo - RS, 93525-075.

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Feevale, ERS 239, 2755 - Vila Nova, Novo Hamburgo - RS, 93525-075.

Referências

Boutinet, J. Antropologia do projeto. 5. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
Carú, A.; Cova, B. Consuming experiences. London: Routledge, 2007.
Comparato, D. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
Csikszentmihalyi, M. Finding Flow: The Psychology of Engagement With Everyday Life. New York: Basic Books,1998.
Duarte, E. B. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre: Sulina, 2004.
Eisenstein, S. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
Field, S. Manual do roteiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
Manovich, L. The language of new media. Massachusetts: The MIT Press, 2000.
Mclellan, H. Experience design. CyberPsychology and Behavior, v. 3, (1), 2000.
Pine, J.; Gilmore, J. The Experience Economy. Boston: Harvard Business School Press, 1999.
Scaletsky, C. Pesquisa Aplicada / Pesquisa Acadêmica. In: Anais... P&D 2008 ”“ Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, São Paulo: Centro Universitário SENAC, 2008.
Scaletsky, C.; Parode, F. Imagem e pesquisa Blue sky no design. Anais... Congresso SIGraDi, 2008.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Silva, A. C., & Barth, M. (2017). O Uso de Instrumentos do Design no Desenvolvimento de Experiências Audiovisuais Interativas. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 4(2), 61–71. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/12326

Edição

Seção

Artigos