Magia e Ação no processo criativo: fluxo entre intuição e estrutura como catalisador projetual
Palavras-chave:
Imaginação. processo criativo. Tecnologia.Resumo
Este trabalho traz uma reflexão sobre a necessidade de um trânsito entre as energias de mistério e de concretização no projeto da visualidade contemporânea. Alguns meios de compreender e potencializar o processo criativo são investigados, por meio da transversalidade entre Arte e Design. É importante que se volte a atenção ao risco de que grande parte da produção de imagens pode ficar impregnada pelo tédio e pela redundância, muitas vezes como consequência da suposta mágica proveniente dos dispositivos de tecnologia que lhe dão origem. Dessa forma, convém examinar a existência de um trânsito contínuo entre as cargas de magia e o controle como um lugar fértil para criar. Isso não significa que um espaço deva ser ocupado em detrimento do outro, mas sim que o domínio da técnica acolha necessariamente o mistério.
Downloads
Referências
”¢ ____________________, (2008). A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes
Ӣ ____________________, (1994). O Direito de Sonhar. Rio de Janeiro: Bertrand
”¢ ____________________, (1990). Fragmentos de uma poética do fogo. Rio de Janeiro: Brasiliense
Ӣ De DUVE, Thierry (1998). Kant after Duchamp. Massachusetts: M.I.T Press
Ӣ DE DUVE, Thierry (1993). The Definitively Unfinished Marcel Duchamp. Cambridge: MIT Press
”¢ DELEUZE, Gilles (2007). Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: Zahar
”¢ DELEUZE e GUATTARI (1997) O que é Filosofia? São Paulo: 34
”¢ FISCHER, Ernst (2007). A necessidade da arte. São Paulo: LTC
”¢ FLUSSER, Vilém (2008). O Universo das Imagens Técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume
”¢ ____________________, (2007). O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac & Naif
”¢ ____________________, (1985). Filosofia da Caixa Preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucite
Ӣ EAGLETON, Terry (1990). A Ideologia da Estetica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar
”¢ FREUD, Sigmund (1987). “Achados, Ideias, Problemas”, in Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud [ESB], v.XXIII, Rio de Janeiro: Imago
”¢ HARVEY, David (2003). “Condição Pós-Moderna”. São Paulo: Loyola
Ӣ LAZARATTO, Mauricio (2014). Marcel Duchamp et le refus du travail. Paris: Les Prairies Ordinaires
Ӣ SEEL, Martin (2011). Estetica del Aparecer. Madri: Katz
”¢ TAVARES, Gonçalo M. (2013). Atlas do Corpo e da Imaginação. Teoria, Fragmentos e Imagens. Alfragide: Editorial Caminho
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.