CURRÍCULO, AVALIAÇÃO E A GEOGRAFIA ESCOLAR

Autori

  • Lineu Aparecido Paz e Silva

DOI:

https://doi.org/10.26512/ciga.v5i2.15394

Abstract

O presente trabalho apresenta como objetivo discutir sobre currículo, avalição, a geografia escolar e os seus desdobramentos na educação básica e a relação da prática curricular vigente com a sistemática de avaliação existente nas instituições de ensino com desdobramentos no processo ensino-aprendizagem. Para a realização deste trabalho foi realizado um estudo bibliográfico acerca de algumas das principais obras relacionado ao tema currículo, avaliação e a geografia escolar.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins; FERREIRA, J. A.Formação, Pesquisas e PráticasDocentes: Reformas Curriculares em questão. Ed. Mídia Gráfica, João Pessoa-PB: 2013.

CALLAI, Helena Copetti. A formação do profissional da geografia: o professor. Ed, Unijuí, Ijuí-Sc: 2013.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Ed. Alternativa, Goiânia: 2002.

HOFFMANN, J.A avaliação, mito e desafio: uma pe rspectiva construtivista. 29 ed. Porto alegre: mediação, 2000.

______________. Avaliação a serviço do aluno e não contra ele. Mundo jovem, Porto alegre, V.12,nº36, Abril,1992.

______________. Avaliação mediadora-Educação e realidade. Ed. Porto alegre, UFRGS,1991.

LUCKESI, C. C. A avaliação da aprendizagem escolar. 17 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Currículo: questões atuais. Campinas-SP: Papirus,1997.

PIAGET, Jean.A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imitação e representação. Rio de Janeiro: LTC, 1990.

_____________. A equilibração das Estruturas Cognitivas-Problema Central do Desenvolvimento. Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1976.

RABELO, E. H. Avaliação: novos tempos, novas práticas. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

SILVA, Tomáz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução ás teorias do currículo. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

SPOSITO, E. S. Geografia e filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: Unesp, 2004.

STEFANELLO, A. C. Didática e avaliação da aprendizagem no ensino de geografia. Curitiba: IBPEX, 2008.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Trad. M. Resende, São Paulo: Martins fintes, 1987.

________________. Interação entre aprendizado e desenvolvimento. In A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

________________. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ãcone, 1989.

##submission.downloads##

Pubblicato

2016-06-15

Come citare

Aparecido Paz e Silva, L. (2016). CURRÍCULO, AVALIAÇÃO E A GEOGRAFIA ESCOLAR. Revista Eletrônica: Tempo - Técnica - Território Eletronic Magazine: Time - Technique - Territory, 5(2). https://doi.org/10.26512/ciga.v5i2.15394

Fascicolo

Sezione

Artigos