A norma liberal transbordada: uma contribuição brasileira à antropologia do direito por Luís Roberto Cardoso de Oliveira
DOI:
https://doi.org/10.4000/aa.10163Palavras-chave:
Luís Roberto Cardoso de Oliveira, Thévenot, ComentárioResumo
Do ponto de vista internacional, o trabalho do professor Luís Roberto Cardoso de Oliveira é de primordial importância, em razão do objeto e do método. O texto sob discussão traz uma visão sintética de sua pesquisa, que beneficia a análise da administração de conflitos, tema do laboratório CAJU (Laboratório de Estudos de Cidadania, Administração de Conflitos e Justiça), que ele lidera na Universidade de Brasília, e da vasta rede do InEAC (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos Comparados de Administração de Conflitos). Esses centros de pesquisa e aprendizagem coletiva demonstram a força da antropologia do direito desenvolvida no Brasil, amplamente aberta a outras disciplinas, incluindo, além de direito, filosofia política e moral, ciência política e sociologia. Essa antropologia não apenas lança uma luz excepcional sobre a situação brasileira; ela também traz uma contribuição geral para a antropologia do direito, da política e da moralidade, sob uma perspectiva comparada, cobrindo a América do Norte, a Europa e o Brasil.
Downloads
Referências
Berger, Peter. 1970. “On the Obsolescence of the Concept of Honour”. European Journal of Sociology / Archives Européennes de Sociologie / Europäisches Archiv für Soziologie 11, nº 2: 339–47.
Boltanski, Luc, e Lauren Thévenot. 2020. “Críticas e justificações de A justificação”. In A justificação: sobre as economias da grandeza, 29–84. Traduzido por Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.
Cardoso de Oliveira, Luís Roberto. 2022. “Direitos Ético-Morais e a Administração de Conflitos”. Anuário Antropológico.
Ferro, Marc. 2007. Le ressentiment dans l’histoire. Comprendre notre temps. Paris: Odile Jacob.
Thévenot, Laurent. 2019. “What engages. The sociology of justifications, conventions, and engagements, meeting norms”. La Revue des Droits de l’Homme, nº 16: 1–16. https://journals.openedition.org/revdh/7114
Thévenot, Laurent. No prelo. “Os passivos da humanidade comum”. In Questões de moral, moral em questão: Estudos de sociologia e antropologia das moralidades, editado por Alexandre Werneck e Letícia Ferreira. Rio de Janeiro: Mórula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anuário Antropológico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en
Creative Commons - Atribución- 4.0 Internacional - CC BY 4.0
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en