BASTOS, Rafael José de Menezes. 2013. A festa da jaguatirica: uma partitura crítico-interpretativa. Florianópolis: Editora da UFSC. 525 pp.

Auteurs-es

  • Janaína Ferreira Fernandes

Mots-clés :

festa da jaguatirica, Yawari, povos indígenas

Résumé

Fruto da tese de doutorado de Rafael José de Menezes Bastos, A festa da jaguatirica: uma partitura crítico-interpretativa é um trabalho monumental, tanto no que se refere ao esforço empreendido no trabalho de campo quanto em relação à minúcia com que o material produzido é analisado, de modo que o resultado é um texto por vezes detalhado, por vezes surpreendente, principalmente em razão da linguagem narrativa com que o autor conduz o leitor. Dispondo-se a analisar a festa do Yawari (jaguatirica), realizada entre os índios Kamaiurá e cujos convidados à época em que o autor acompanhou os festejos eram os Matipu, Bastos fez sua pesquisa de campo em 1981, entre abril e junho, período no qual efetuou gravações fonográficas das músicas entoadas em diferentes momentos ritualísticos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BASTOS, Rafael José de Menezes. 2013. A festa da jaguatirica: uma partitura crítico-interpretativa. Florianópolis: Editora da UFSC. 525 pp.

Téléchargements

Publié-e

2018-02-16

Comment citer

Fernandes, Janaína Ferreira. 2018. « BASTOS, Rafael José De Menezes. 2013. A Festa Da Jaguatirica: Uma Partitura crítico-Interpretativa. Florianópolis: Editora Da UFSC. 525 Pp ». Anuário Antropológico 39 (2):327-30. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6834.