Renascimento

Religião e ciência (Religião e ciência no Renascimento, de Klaas Woortmann)

Autores

  • Luiz Fernando Dias Duarte

Palavras-chave:

Antropologia

Resumo

Umas das áreas mais tradicionais de trabalho em antropologia é a dos chamados estudos de “ cosmología” , dentro da tradição da pesquisa etnológica em sentido estrito: a compreensão de outros esquemas de pensamento que ordenem a percepção do que se chama em nossa cultura de “ natureza” ou “ sobrenatureza” , de “ corpo” ou “ espírito” , de “ tempo” ou “ espaço” , de “ ordem” ou “ emoção” , de “ princípio” ou de “ causa" tem inspirado algumas das mais instigantes explorações de nossa ciência. É curioso, assim, que a disciplina não se tenha aplicado sistematicamente a analisar a “ cosmologia” desta mesma cultura tão crucial, tão singular que suscitou a emergência de uma “ antropologia” e sustenta do mais alto ao mais ínfimo detalhe nossa prática e nosso pensamento. Não se trata, evidentemente, apenas de incúria. Um preconceito instituinte faz com que se desconfie dos investimentos que se aproximam desse desafio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BURCKHARDT, J. 1991. A Cultura do Renascimento na Itália ”” Um ensaio, São Paulo: Companhia das Letras.
DUARTE, L. F. D. e E. A. GIUMBELLI. 1994. As Concepções de Pessoa Cristã e Moderna: Paradoxos de uma continuidade. Anuário Antropológico/93: 7 7 -111.
GREENBLATT, S. 1980. Renaissance Self-Fashioning. Chicago: Chicago University Press.

Downloads

Publicado

2018-02-08

Como Citar

Duarte, Luiz Fernando Dias. 2018. “Renascimento: Religião E Ciência (Religião E Ciência No Renascimento, De Klaas Woortmann)”. Anuário Antropológico 22 (1):299-303. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6723.