Entes e elo da cultura
Mots-clés :
Antropologia, CríticaRésumé
Com artigos produzidos entre os anos 50 e o final da década de 70, a coletânea de René Ribeiro * percorre mais de 30 anos de trabalho antropológico. Tendo como eixo central as religiões no Brasil e dando uma atenção particular à quelas de origem africana, o livro aborda, também, diversos estudos na área de relações raciais e termina com uma proposta relativa a uma psiquiatria transcultural. Ribeiro, desde o prefácio, avisa: é homem de claras filiações teóricas e delas não se acanha. Gilberto Freyre, Boas e Herskovits se destacam. Não nega também suas antipatías, sobretudo a determinadas correntes de pensamento que, teórica e metodológicamente, são criticadas pelo que nelas vê de mais pernicioso em termos de uma análise sociológica: procedimentos “deterministas” e/ou “ reducionistas”.
Téléchargements
Références
FRY, Peter. Gallus Africanus Est, ou Como Roger Bastide se Tornou Africano no Brasil. Folhetim da Folha ãe São Paulo 391, Julho, 1984.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Anuário Antropológico 1985
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en
Creative Commons - Atribución- 4.0 Internacional - CC BY 4.0
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en