Sousa, Arinaldo Martins de. 2021. Dando nome aos Bois: A apropriação do bumba-meu-boi maranhense e sua invenção como artefato político. São Luís: EDUFMA. 191 p.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4000/aa.10189

Palabras clave:

Resenha, Arinaldo Martins de Sousa, Dando nome aos Bois

Resumen

Com dezoito anos de intervalo, finalmente vem a lume Dando nomes aos bois: A apropriação do bumba-meu-boi maranhense e sua invenção como artefato político, versão quase inalterada da monografia de conclusão de curso em Ciências Sociais defendida por Arinaldo Martins de Sousa, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em 2003. Em que pese a passagem de tempo que entrecorta a apresentação do estudo e a sua publicação, o texto conserva grande atualidade e interesse, debatendo questões que permanecem vigentes e que são especialmente sensíveis para se apreenderem as dinâmicas atuais de produção e reprodução dessa celebração e as representações que a legitimam como a mais emblemática da cultura popular maranhense.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Ramassote, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Pós-Doutor em Antropologia Social pela USP. Desde 2006, é técnico do IPHAN, atuando com Patrimônio Imaterial. Realizou pesquisas sobre história da antropologia brasileira, pensamento social brasileiro e, na atualidade, sobre Honduras. Tem escrito artigos, livro e capítulos de livros sobre esses temas e sobre patrimônio cultural imaterial.

Rafael Bezerra Gaspar, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Doutor em Antropologia Cultural pelo PPGSA/IFCS/UFRJ. Realizou pesquisas sobre conflitos agrários, campesinato e agronegócio no Maranhão. Desde 2019, é Técnico em Antropologia na Superintendência do IPHAN no Maranhão, coordenando ações e pesquisas sobre o patrimônio cultural imaterial no estado.

Citas

Carvalho, Luciana Gonçalves. 2011. A graça de contar: Um pai Francisco no bumba meu boi do Maranhão. Rio de Janeiro: Aeroplano.

Carvalho, Maria Michol Pinho de. 1995. Matracas que desafiam o tempo: É o Bumba-Boi do Maranhão. São Luís: [s.n.].

Foucault, Michel. 2009. O que é um autor? Portugal: Nova Vega.

Martins, Carolina. 2021. Política e cultura nas histórias do bumba meu boi no Maranhão. Teresina: Cancioneiro.

Publicado

2023-03-28

Cómo citar

Ramassote, Rodrigo, y Rafael Bezerra Gaspar. 2023. «Sousa, Arinaldo Martins De. 2021. Dando Nome Aos Bois: A apropriação Do Bumba-Meu-Boi Maranhense E Sua invenção Como Artefato político. São Luís: EDUFMA. 191 P». Anuário Antropológico 47 (3):200-205. https://doi.org/10.4000/aa.10189.