Individualismo, gerações e família

Authors

  • Sônia Cristina Hamid

Keywords:

Antropologia

Abstract

O individualismo, valor central da ideologia moderna e ocidental, é inegavelmente um dos fatores que têm influenciado mudanças rápidas e bruscas nas estruturas sociais e na vida privada, ampliando as possibilidades de estilos de vida e os significados atribuídos pelos sujeitos. Caracterizado pela importância dada ao indivíduo em oposição à totalidade/sociedade (Dumont, 1997), acredita-se que o individualismo estaria pondo em xeque, entre outros aspectos, o sentido da tradição e o valor dado à família (Machado, 2001; Sarti, 1997). Se nas “sociedades tradicionais” o amor, o casamento, a família, a sexualidade e o trabalho eram esferas vividas a partir de papéis preestabelecidos socialmente, havendo pouco espaço para negociações e escolhas, nas “sociedades modernas ocidentais” , as rígidas relações hierárquicas abrem espaço para uma maior igualdade e para a valorização da vida pessoal e subjetiva de seus membros.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BILAC, Elisabete Dória. 1997. “Família: algumas inquietações”. In: Maria do Carmo Brant (org.). A família contemporânea em debate. 2.ed. São Paulo: EDUC/Cortez.
BOURDIEU, Pierre. 2003. “Esboço de uma teoria da prática” . In: R. Ortiz (org.). A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho d’Água.
DUMONT, Louis. 1997. Homo Hierarchicus - O sistema das castas e suas implicações. 2.ed. São Paulo: Edusp.
MACHADO, Lia Zanotta. 2001. “Famílias e individualismo: Tendências contemporâneas no Brasil” . Brasília. Série Antropologia, n. 291.
SARTI, Cynthia. 1997. “Família e individualidade: um problema moderno”. In: Maria do Carmo Brant (org.). A família contemporânea em debate. 2.ed. São Paulo: EDUC.
VELHO, Gilberto. 1999. Projeto e metamorfose. Antropologia das sociedades complexas. 2.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Published

2018-02-21

How to Cite

Hamid, Sônia Cristina. 2018. “Individualismo, gerações E família”. Anuário Antropológico 32 (1):229-41. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6954.