A Michetagem de Rua: Um Objeto em Movimento
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AntropologiaAbstract
Aos poucos, no âmbito de antropologia brasileira, vai-se constituindo uma etnografía das “nossas margens perversas” , invenção de novos objetos. Dos tradicionais fndios, negros e camponeses, passou-se a uma diversidade prolífica de temas de pesquisa produzindo um efeito renovador, teórica e metodológicamente. Quando se pensava em rarefação antropológica, ocorria uma explosão poliforme. Em se tratando das homossexualidades, a etnografía nacional está em franco crescimento. A cada dia surgem novos estudos tematizando- a. Vale citar o livro de Trevisan (1986) compondo a história da homossexualidade masculina no Brasil, da Colônia até hoje, como também o recente trabalho de Mott (1987) tecendo uma história geral do lesbianismo brasileiro. Neste contexto, situa-se o livro de Perlongher* sobre a prostituição viril, ou seja, o negócio econômico-sexual que se estabelece entre um rapaz viril (michê) e um cliente homossexual. Esta precaução conceituai tem razão de ser: diferenciar a “michetagem” de outras formas de prostituição masculina no “continuum homossexual” que vai da “feminilidade" do travesti à “masculinidade” do michê. A abordagem empírica do objeto, em São Paulo de 1982 a 1985, viabilizou-se por meio de entrevistas itinerantes e em profundidade, da observação livre e da coleta de algumas histórias de vida.
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References
FRY, Peter. 1987. “Prefácio” In: O Negócio do Michê (Nestor Perlongher). Sáo Pauto: Brasiliensepp. 11-15.
GEERTZ , Clifford. 1978. “ Uma Descrição Densa: Por Uma Teoria Interpretativa da Cultura” In: A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar pp. 13-41
MOTT, Luis. 1987.0 Lesbianismo no Brasil. Porto Alegre: Mercado Aberto.
SERRES, Michel. 1977. “Estima" In: Politicas de Filosofia (Dominique Grisoni, org.). Lisboa: Moraes pp. 79-96.
TREVISAN, João Silvério. 1986. Devassos no Paraíso. São Paulo: Max Llmonad.
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Copyright (c) 1988 Anuário Antropológico
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