A “escrita da cultura” na produção acadêmica Xakriabá

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4000/aa.10173

Palabras clave:

Povo Xakriabá, Produção Acadêmica, Cultura, Etnografia

Resumen

Este artigo busca analisar os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) produzidos por estudantes Xakriabá na Formação Intercultural para Educadores Indígenas (FIEI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de modo a estabelecer um diálogo com a disciplina antropológica com foco no conceito de “escrita da cultura”. Alguns estudos clássicos apontam para a invenção das tradições, a invenção da cultura e o uso desta como arma na garantia de direitos e nas lutas por reconhecimento. O papel da escrita etnográfica nessas invenções e disputas também vem sendo discutido há muitas décadas. Já é lugar comum dizer que “a etnografia sempre está enredada na invenção e não na representação das culturas” (Clifford 2016, 32), mas o que ocorre quando a “escrita da cultura” é feita por acadêmicos indígenas? Essa é a pergunta que norteia este trabalho. Para a análise, foram selecionados 11 TCCs, defendidos de 2016 a 2019, que abordam diretamente temas identificados com a cultura ou tradição Xakriabá. Entre os principais resultados, destacamos a contribuição teórica da produção acadêmica Xakriabá ao conceito de cultura, as reflexões suscitadas pelo uso do método etnográfico nas pesquisas e as inovações estilísticas produzidas pela escrita indígena na academia.

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Biografía del autor/a

Ana Paula Santos Rodrigues, Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Ciências Sociais e mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2023-03-28

Cómo citar

Santos Rodrigues, Ana Paula. 2023. «A “escrita Da cultura” Na produção Acadêmica Xakriabá». Anuário Antropológico 47 (3):143-64. https://doi.org/10.4000/aa.10173.