BASTOS, Rafael José de Menezes. 2013. A festa da jaguatirica: uma partitura crítico-interpretativa. Florianópolis: Editora da UFSC. 525 pp.

Autores/as

  • Janaína Ferreira Fernandes

Palabras clave:

festa da jaguatirica, Yawari, povos indígenas

Resumen

Fruto da tese de doutorado de Rafael José de Menezes Bastos, A festa da jaguatirica: uma partitura crítico-interpretativa é um trabalho monumental, tanto no que se refere ao esforço empreendido no trabalho de campo quanto em relação à minúcia com que o material produzido é analisado, de modo que o resultado é um texto por vezes detalhado, por vezes surpreendente, principalmente em razão da linguagem narrativa com que o autor conduz o leitor. Dispondo-se a analisar a festa do Yawari (jaguatirica), realizada entre os índios Kamaiurá e cujos convidados à época em que o autor acompanhou os festejos eram os Matipu, Bastos fez sua pesquisa de campo em 1981, entre abril e junho, período no qual efetuou gravações fonográficas das músicas entoadas em diferentes momentos ritualísticos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BASTOS, Rafael José de Menezes. 2013. A festa da jaguatirica: uma partitura crítico-interpretativa. Florianópolis: Editora da UFSC. 525 pp.

Publicado

2018-02-16

Cómo citar

Fernandes, Janaína Ferreira. 2018. «BASTOS, Rafael José De Menezes. 2013. A Festa Da Jaguatirica: Uma Partitura crítico-Interpretativa. Florianópolis: Editora Da UFSC. 525 Pp». Anuário Antropológico 39 (2):327-30. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6834.