Consumo e moralidade em contextos de vulnerabilidade: histórias de mulheres
DOI:
https://doi.org/10.4000/aa.9724Palavras-chave:
Mulheres, Vulnerabilidade, Consumo, PandemiaResumo
A partir de dados de pesquisa obtidos em dois distintos contextos de vulnerabilidade social, este artigo analisa estratégias de consumo e percepções a elas associadas. São protagonistas das histórias contadas mulheres agricultoras bolsistas do Programa Bolsa Família e mulheres moradoras de centros urbanos que, em situação de redução de renda ocorrida durante a pandemia de COVID-19, aderiram ao grupo de Facebook Boleto+1. Entre as agricultoras, a pesquisa etnográfica foi realizada entre 2016 e 2018, enquanto que junto às associadas do Boleto+1 foi conduzida, em 2020, nos primeiros meses da pandemia, através de mídias digitais.
Downloads
Referências
Barbosa, Lívia, e Collin Campbell. 2013. “O estudo do consumo nas Ciências Sociais contemporâneas”. In Cultura, consumo e identidade, orgs. Lívia Barbosa, e Collin Campbell, 21–44. Rio de Janeiro: FGV.
Campello, Tereza, e Marcelo Côrtes Neri, orgs. 2013. Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania. Brasília: IPEA.
Cruz, Luciana Ramirez da. 2013. As portas do Programa Bolsa Família: vozes das mulheres beneficiárias do município de Santo Antônio do Pinhal/SP. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
Eger, Talita Jabs. 2013. Dinheiro e moralidade no Bolsa Família: uma perspectiva etnográfica. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Lautier, Bruno. 2014. “O governo moral dos pobres e a despolitização das políticas públicas na América Latina”. Caderno CRH 27(72): 463–77.
Machado, Carmen Janaina. 2019. O Bolsa Família a partir das margens do estado: um estudo sobre consumo, política pública e desenvolvimento rural. Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Marins, Mani Tebet A. 2017. Bolsa Família: questões de gênero e moralidades. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ.
Mattar, Viviane. 2019. Moralidades em torno do Bolsa Família, gênero e alimentação: um estudo de caso a partir de uma favela no Rio de Janeiro. Dissertação de mestrado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 2015. Manual de gestão do Programa Bolsa Família. Brasília: MDS.
Pimenta, Denise. 2020. “Pandemia é coisa de mulher: breve ensaio sobre o enfrentamento de uma doença a partir das vozes e silenciamentos femininos dentro das casas, hospitais e na produção acadêmica”. Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia 8(1): 8–19.
Pinto, Michele de Lavra. 2013. “O público e o privado: o ‘baralhamento’ no cotidiano das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família”. Revista de Ciências Sociais Política & Trabalho 38: 157–70.
Pinto, Michele de Lavra. 2016. Políticas públicas de transferência de renda: um estudo sobre o Programa Bolsa Família na favela do Pavão-Pavãozinho. Tese de doutorado, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anuário Antropológico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en
Creative Commons - Atribución- 4.0 Internacional - CC BY 4.0
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en