Temor e orgias

dimensões antissincréticas no arquivo missionário novecentista (Timor Leste, c. 1910-1974)

Autores

  • Frederico Delgado Rosa

DOI:

https://doi.org/10.4000/aa.1862

Palavras-chave:

antissincretismo, missionários católicos, história da antropologia, colonialismo português, apropriações indígenas

Resumo

O artigo caracteriza uma dimensão recorrente, antissincrética, no discurso de missionários católicos em Timor Leste no século XX e algumas das suas correspondentes ações evangelizadoras, sensivelmente até 1974, em torno da seguinte problemática: em que medida se dissociam ou se confundem, nas etnografias ou antropologias católicas, o momento colonial cristão e a realidade pré-colonial pagã? Procura-se demonstrar que os processos de indigenização de objetos ou representações de origem católica foram enjeitados pela Igreja, mesmo que fossem derivações históricas da ação missionária de outros séculos. A antropologia católica veiculava uma possível leitura intelectual de certos aspetos da complexa realidade timorense, em particular no que se refere às apropriações indígenas de traços materiais ou imateriais do catolicismo. O problema da interação multissecular entre a “religião timorense” e o cristianismo foi assim resolvido através da sua renegação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Diogo Ave Maria de. 1937. “Relatório da missão de Manatuto e suas agregadas”. Boletim Eclesiástico da Diocese de Macau, 397:749-760, 398:830-

, 399:890-895.

ANDRADE, João José de. 1920. “Em Timor: usos e costumes. Homenagem ao batuque do Poetete”. Boletim do Governo Eclesiástico da Diocese de Macau, 201-202:344-349.

ASAD, Talal. 1993. “The construction of religion as an anthropological category”. In: ______. Genealogies of religion: discipline and reasons of power in Christianity and Islam. Baltimore: Johns Hopkins University Press. pp. 27-54. Publicado originalmente em 1982.

BASHKOW, Ira. 2004. “A neo-Boasian conception of cultural boundaries”. American Anthropologist, 106(3):443-458. Boletim do Governo Eclesiástico da Diocese de Macau (BGEDM). 1918. “Correio das Missões: missão de Manatuto. Uma visita do missionário aos cristãos de Vé-mácin”. BGEDM, 183:153-154.

Boletim Eclesiástico da Diocese de Macau (BEDM). 1932. “Correio das Missões. Timor”. BEDM, 336:528-538.

CAPELA, Joaquim. 1934. “Necessidade de despertar vocações missionárias”. BEDM, 361:853-862.

CARDOSO, Germano António. 1923. “Carta ao bispo de Macau”. BEDM, 241:50-52.

CORREIA, Armando Pinto. 1935. Gentio de Timor. Lisboa: Lucas & Cia.

FERNANDES, Abílio José. 1931. Esboço histórico e do estado atual das Missões de Timor e refutação dalgumas falsidades contra elas caluniosamente afirmadas por um exgovernador de Timor. Macau: Tipografia Mercantil.

______. 1937. “Por terras de Timor: dois homens de boa vontade”. BEDM, 401:118-123.

FERNANDES, Alexandre. 2014. Em searas do Timor Português: um estudo sobre as práticas de mediação da Diocese de Díli no período colonial (1949-1973). Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília.

GOULART, Jaime. 1932. “Editorial. Missões e Missiologia”. BEDM, 341:108-110.

GOULART, Jaime. 1933. “Carta ao Pe. Neves”. BEDM, 356:366-368.

HICKS, David. 2004. Tetum ghosts and kin: fertility and gender in East Timor. Long Grove: Waveland. Publicado originalmente em 1976.

LANG, Andrew. 1898. The making of religion. London: Longmans, Green & Co.

______. 1899. “Mr. Frazer’s theory of totemism”. The Fortnightly Review, 65:1012-1025.

LINDENFELD, David & RICHARDSON, Miles. 2012. Beyond conversion and syncretism. indigenous encounters with missionary Christianity, 1800-2000. New York:

Berghahn Books.

LYONS, Claire L. & PAPADOPOULOS, John K. (org.). 2002. The archaeology of colonialism. Los Angeles: Getty.

NUNES, José da Costa. 1923. “Ofício-circular aos Mto. Rev. dos Superiores das Missões de Timor”. BEDM, 239:704-709.

______. 1934. “O ataque… (notas missionárias)”. BEDM, 369:461-463.

______. 1935. “Recrutamento de vocações indígenas (notas missionárias)”. BEDM, 371:611-615.

PARADA, Norberto. 1937. “Carta ao bispo de Macau”. BEDM, 395:593-597.

PASCOAL, Ezequiel. 1936a. “A medicina sagrada do feiticeiro timorense”. BEDM, 382:428-432, 388:17-22.

______. 1936b. “Carta ao bispo de Macau”. BEDM, 391:280-285.

______. 1937. “Cartas ao bispo de Macau”. BEDM, 398:847-850.

______. 1949. “O Culto dos ‘Lúlic’”. Seara, 1:12-15.

______. 1953-1955. “Matebían”. Seara, 5:274-276, 6:322-324, 1:42-44, 2:96-98, 3:162- 164, 4:211-212, 5:272-273, 6:297-298, 1:47-48.

______. 1967. A alma de Timor vista na sua fantasia. Braga: Barbosa & Xavier.

ROSA, Frederico Delgado. 2011. “João José de Andrade”. In: Ricardo Roque (org.). History and anthropology of “Portuguese Timor”, 1850-1975: an online dictionary of biographies. Disponível em: http://www.historyanthropologytimor.org/. Acesso em: 15/02/2016.

______. 2012a “Missões de outra natureza: etnografias católicas em Timor 1917-1931”, in Vítor Rosado Marques, Ana Cristina Roque e Ricardo Roque (eds.), Atas do Colóquio ‘Timor: Missões Científicas e Antropologia Colonial’, Lisboa: IICT, (Edição digital publicada em http://www.historyanthropologytimor.org)

______. 2012b. “Uruvatju e Tjiapu: genealogias invisíveis da etnografia missionária em Timor Leste”. In: Alberto Fidalgo Castro, Efrén Legaspi Bouza (ed.) & Alfonso Nácher. Léxico Fataluku-Português. Díli: Salesianos de Dom Bosco Timor-Leste. pp. 11-39.

SCHMIDT, Wilhelm. 1910. L’origine de l’ idée de Dieu: étude historico-critique et positive. Vienne: Imprimerie des Méchitharistes.

SILVA, Manuel Maria Alves da. 1905. Dicionário português-galoli. Macau: Tipografia Mercantil.

SILVA, Sebastião Maria Aparício da. 1889. Dicionário português-tétum. Macau: Tipografia do Seminário.

SOARES, Augusto da Costa. 1936. “Carta ao Pe. Jacinto”. BEDM, 390:200-207.

______. 1938. “Carta ao bispo de Macau”. BEDM, 408:636-640.

STEWART, Charles & SHAW, Rosalind. 1994. “Introduction: problematizing syncretism”. In: ______. (org.). Syncretism/anti-syncretism: the politics of religious synthesis. London: Routledge. pp. 1-26.

STIPE, Claude E. et al. 1980. “Anthropologists versus missionaries: the influence of pressupositions [and comments and reply]”. Current Anthropology, 21:165-179.

Downloads

Publicado

2018-03-26

Como Citar

Rosa, Frederico Delgado. 2018. “Temor E Orgias: Dimensões antissincréticas No Arquivo missionário Novecentista (Timor Leste, C. 1910-1974)”. Anuário Antropológico 42 (2):31-56. https://doi.org/10.4000/aa.1862.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.