DONNAN, Hastings & MAGOWAN, Fiona. 2010. The Anthropology of Sex. Oxford: Berg.

Autores

  • Rosana Castro

Palavras-chave:

sexo, transcultural, etnografia

Resumo

No livro Anthropology of Sex, a preocupação dos autores está em identificar diversas análises e articulações possíveis a partir do sexo numa perspectiva transcultural (cross-cultural). Em linhas gerais, o livro nos coloca diante de um painel no qual está disposta uma série de trechos de etnografias nas quais os debates mais candentes sobre sexo estão contemplados. Dentro de cada um dos oito capítulos, os debates explorados ganham complexidade, de modo que, ao folhearmos as páginas, a sensação é de poder verificar várias formas possíveis de articular trechos e análises etnográficos apresentados e os diferentes domínios e níveis nos quais as relações sexuais se situam. Não se caracterizando como uma monografia, mas como um sistematizador de discussões centrais no campo de estudos sobre sexo, a obra concatena trechos de etnografias realizadas em diversas partes do planeta nas quais o sexo foi tematizado. Por meio desses trechos, o livro seduz tanto pela variedade de estudos apresentados quanto pelas provocações que conduzem a reflexões sobre a complexidade do sexo e a variedade de relações que ele aciona e produz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Abu-Lughod, Lila. 2006. “Writing Against Culture”. In: Ellen Lewin (ed.). Feminist Anthropology. A Reader. Oxford: Blackwell. pp. 153-169.

Downloads

Publicado

2018-02-22

Como Citar

Castro, R. (2018). DONNAN, Hastings & MAGOWAN, Fiona. 2010. The Anthropology of Sex. Oxford: Berg. Anuário Antropológico, 36(1), 255–259. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/7012