Por que a ayahuasca? Da internacionalização de uma prática ritual ameríndia

Autores

  • Anne-Marie Losonczy
  • Silvia Mesturini

Palavras-chave:

ayahuasca, xamanismo, contracultura, antropologia, patrimônio

Resumo

O argumento deste texto se baseia em observações convergentes que vêm mostrando como, para além dos usos locais e regionais, a bebida conhecida como ayahuasca funciona hoje, nas redes globalizadas de sua circulação, ao mesmo tempo como signo diacrítico e como núcleo de negociação e distribuição de sentido e legitimidade, reconfigurando simbolicamente as relações entre os atores na nova interface entre grupos indígenas locais e o mundo urbano, latino-americano ou internacional. Entender o sucesso contemporâneo da ayahuasca implica pois compreender a dinâmica entre continuidade e criações culturais e sociais emergentes que constitui a trama histórica e presente de contatos e adaptações mútuas entre diversos povos amazônicos de um lado e entre o mundo amazônico e seus visitantes, representantes de sucessivos poderes externos, de outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALEXIADES, Miguel N. (ed). 2009. Mobility and Migration in Indigenous Amazonia. Contemporary Ethnoecological Perspectives. Berghahn Books.
CALAVIA SAEZ, Oscar. 2009. “A vine Network”. Ms.
CARNEIRO, Henrique. 2005. “A odisséia psiconáutica: a história de um século e meio de pesquisas sobre plantas e sustancias psicoativas”. In: Labate, B. e Goulart, S. (orgs.), O uso ritual das plantas de poder. Campinas: Mercado das Letras/FAPESP.
CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. 1998 . “Pontos de vista sobre a floresta amazónica: xamanismo e tradução”. Mana, 4(1):7-22.
CORTES, Geneviève e Laurent FARET. 2009. “La circulation migratoire dans l’ordre des mobilités”. In: G. Cortes e L. Faret, Les circulations transnationales. Paris: Armand Colin.
DIAS, Walter Junior. 1992. “O Imperio de Juramidam nas batalhas do Astral ”“ Uma cartografia do imaginario no culto ao Santo Daime”. Dissertação de mestrado em Ciências Sociais, PUC-SP.
DOBKIN DE RIOS, Marlène. 1972. Visionary Vine. Hallucinogenic Healing in the Peruvian Amazon. San Francisco: Chandler Publishing Co.
ELIADE, Mircea. 1983, (1951). Le chamanisme et les techniques archaïques de l’extase. Paris: Payot.
GHASARIAN, Christian. 2002 . “Santé alternative et New Age à San Francisco”. In : R. Massé e J. Benoist (eds), Convocations thérapeutiques du sacré, Paris : Médecines du Monde, Karthala. pp. 143-163.
GOW, Peter. 1991. Of Mixed Blood: kinship and history in Peruvian Amazonia. Oxford: Clarendon Press.
GOW, Peter. 1993. “Gringos and Wild Indians. Images of history in Western Amazonian culture”. L’Homme 126-128, XXXIII (2-4):327-347.
GOW Peter. 1999. “River People : Shamanism and History in Western Amazonia” in: N. Thomas & C. Humphrey (eds.), Shamanism, History and the state. Ann Arbor: The University of Michigan Press.
GROISMAN, Alberto. 1996. “Santo Daime: notas sobre a ‘luz xamânica’ da Rainha da Floresta”. In: E. J. Langdon (org.), Xamanismo no Brasil: novas perspectivas. Florianopolis: Editora da UFSC.
GROISMAN, Alberto. 1999. “Eu venho da floresta. Um estudo sobre o contexto simbólico do uso do Santo Daime”. Florianopolis: UFSC.
HAMAYON, Roberte. 2003. “Introduction à Chamanismes. Réalités autochtones, réinventions occidentales”. Diogène. Paris: PUF. pp. 7-54.
HAMMER, Olav. 2001. Claiming Knowledge. Strategies of epistemology from theosophy to the New Age. Leiden: Brill.
HUXLEY, Aldous. 1954. The doors of perception. New York: Harper & Row.
JOHNSON, Paul. 2003. “Shamanism from Ecuador to Chicago: a case study in New Age ritual appropriation”. In: G. Harvey (ed.), Shamanism. A Reader. New York & London: Routledge.
LA BARRE, Weston. 1971. The Peyote Cult. New York: Schocken Books.
LANGDON, Esther Jean. 2005. “Prefacio”. In B. Labate e S. Goulart (orgs.), O uso ritual das plantas de poder. Campinas: Mercado das Letras/FAPESP.
LANGDON, Esther Jean. 2008. “New Perspectives of Shamanism in Brazil: Shamanism and Neoshamanism as Dialogical Categories”. Trabalho apresentado no Seminário Permanente de Etnografia Mexicana, Instituto Nacional de Antropologia e História, México..
LANGDON, Jean & Isabel SANTANA DE ROSE. 2009 . “Diálogos (neo)xamânicos: encontros entre os Guarani e a ayahuasca”. Ms.
LIMA DA SILVA, Raquel. 2002 . “Naturaleza, Rainha da Floresta e Indianidade: o caso da igreja do Santo Daime entre os indios Apurina da aldeia Camicua», Monografia de Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal do Acre.
LOSONCZY, Anne-Marie. 2002. “De l’énigme réciproque au co-savoir et au silence. Figures de la relation ethnographique” In : De l’ethnographie à l’anthropologie réflexive. Nouveaux terrains, nouvelles pratiques, nouveaux enjeux. Paris: Armand Colin. pp. 91-103.
MASTERS, R.E.L. & J. HOUSTON. 1970.
LSD, Marihuana,Y oga and Hypnosis, Chicago: Aldine Publishing Company.
McRAE, Edward. 1992. Guiado pela lua. Xamanismo e uso ritual da ayahusca no culto do Santo Daime. São Paulo: Editora Brasiliense.
Mc RAE, Edward. 2000. El Santo Daime y la espiritualidad brasileña. Quito: Abya-Yala.
MESTURINI, Silvia. 2010. “Espaces chamaniques en mouvement. Itinéraires vécus et géographies multiples entre Europe et Amérique Latine”. Thèse de Doctorat, Université Libre de Bruxelles, Belgique.
NARANJO, Claudio. 1978. Conscousness and Creativity. San Diego: Ross Books, San Diego.
RUCK, Carl A., BIGWOOD, Jeremy, STAPLES, Danny, OTT, Jonathan & R. WASSON, Gordon. 1979. “Entheogens”. Journal of Psychoactive Drugs, 11 (1-2).
SOIBELMAN, Tania. 1995. “My Father and My Mother: Show me your Beauty. Ritual Use of Ayahuasca in Rio de Janeiro”. Master of Social and Cultural Anthropology, Institute of Integral Studies, California.
TAUSSIG Michael. 1986. Shamanism, Colonialism and the Wild Man. A Study in Terror and Healing. Chicago: University of Chicago Press.

Downloads

Publicado

2018-02-22

Como Citar

Losonczy, Anne-Marie, e Silvia Mesturini. 2018. “Por Que a Ayahuasca? Da internacionalização De Uma prática Ritual ameríndia”. Anuário Antropológico 36 (1):9-30. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/7003.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.