“Os Kamé vão sempre primeiro”

dualismo social e reciprocidade entre os Kaingang

Autores

  • Robert R. Crépeau

Palavras-chave:

Antropologia

Resumo

A natureza das organizações sociais dualistas e o papel da reciprocidade estiveram no centro da pesquisa antropológica sobre as sociedades Ge e Mororo do Brasil a partir dos anos 1920. Diferentes teorias foram propostas para explicar a relação existente entre a ideologia dualista e a grande variedade dr práticas de reciprocidade associadas a esta ideologia. A partir de dados de campo coletados entre os Kaingang do sul do Brasil, este artigo reexamina o papel atribuído à troca e à reciprocidade à luz de um contexto ritual «”¢spccífico: o grande ritual anual do segundo funeral, chamado Kikikoia. O artigo também propõe uma releitura do Ensaio Sobre a Dádiva de Mareei Mauss, focalizando particularmente os problemas da dádiva inicial e da obrigação de retribuir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLA1SEL, X. (Eds.). Comparaisons régionales. Anthropologies et sociétés, v. 21, n. 2-3, p. 45-66.
BRANDOM, Robert. 1994. Making it explicit. Reasoning, representing, and discursive commitment. Cambridge and London: Harvard University Press.
______ . 2000. Articulating reasons: an introduction to inferentialism. Cambridge Harvard: University press.
CAILLÉ, Alain. 2000. Anthropologie du don. Le tiers paradigme. Paris: Descléc de Brouwer.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Luís R. 2004. Honra, dignidade e reciprocidade. Cadernos de Direitos Humanos, n .l, p. 31-48.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. 1979. Introdução a uma leitura de Mauss. In: CARDOSO
DE OLIVEIRA, Roberto (Org.). Mareei Mauss: antropologia. São Paulo: Editora Ática, p. 7-50.
CRÉPEAU, Robert. 1994. Mythe et rituel chez les Indiens Kaingang du Brésil méridional. Religiologiques, v. 10, p. 143-157.
______ . 1997. Les Kaingang dans le contexte des études gé et bororo. In: MULLER, J. C.
______ . 2000. La Pratique du chamanisme chez les Kaingang du Brésil méridional: une brève comparaison avec Je chamanisme bororo. In: AIGLE, Denise; BRAC DE LA PERRIÈRE, Bénédicte; CHAUME1L, Jean-PieiTe. (Eds.). La politique des esprits. Chamanismes et religions universalistes. Nanterre: Collection Recherches thématiques 7, Société d ’ethnologie, p. 309- 322.
CROCKER, J. C. 1969. Reciprocity and hierarchy among the eastern Bororo. Man, n. s., v. 4, n. 1, p. 44-58.
_______. 1985. Vital souls. Bororo cosmology, natural symbolism, and shamanism. Tucson: The University of Arizona Press.
DA MATTA, Roberto. 1982. A divided world. Apinayé social structure. Cambridge and London: Harvard University Press.
DESCOMBES. Vincent. 1996a. Les institutions du sens. Paris: Minuit.
______ . 1996b. L'esprit comme esprit des lois. Entretien avec Vincent Descombes. Le débat, v. 90, p. 71-92.
FOURNIER, Marcel. 1994. Marcel Mauss. Paris: Fayard.
GAUTHIER, Yvon. 2002. Internal logic. Foundations of mathematics from kronecker to hilbert. Dordrecht/Boston/London: Kluwer Academic Publishers.
GODBOUT, Jacques T. 2000. Le don, la dette et l 'identité. Homo donator vs homo oeconomicus. Montréal: Boréal/La Découverte.
______ . 2002. La force du don. Argument, v. 4, n. 2. p. 147-158.
GODEL1ER. Maurice. 1996. L ’énigme du don. Paris: Fayard.
IIAMAYON, Roberte. 2001. Trick o f the trade or how Siberian Hunters play the game of lifetvuliange. In: GERSCHLAGER, C. (Ed.). Expanging the economic concept o f exchange.
I Hvcplion, Self-Deception and Illusions. Boston: Kluwer. p. 133-147. III KI V., Robert. 1970. Contribution à une étude sur la représentation collective de la mort.
In I IIRTZ, R. Sociologie religieuse et folklore. Paris: PUF. p. 1-83.
Kll AN1, Mondher.1990. Que de hau! Le débat autour de l’Essai sur le don et la construction île l'objet anthropologique. In: ADAM, J. M. et al. Le discours anthropologique. Description, niinaiion, savoir. Paris: Méridiens Klincksieck. p .135-167.
I I .VI STRAUSS, Claude.1950. Introduction à l’oeuvre de Marcel Mauss. In: MAUSS, M. Sociologie et anthropologie. Paris: PUF.
__ . 1958. Anthropologie structurale. Paris: Pion.
__. 1960. On manipulated sociological models. Bijdragen Tot de Taal-, Land- en Viilkcnkundc, v. 116, p. 45-54.
___. 1966. Mythologiques II. Du miel aux cendres. Paris: Pion.
1968. Les structures élémentaires de la parenté. Paris: PUF.
1974. Introdução à obra de Marcel Mauss. In: MAUSS, M. Sociologia e antropologia. Vnl II Tradução de Mauro W. B. de. Almeida. São Paulo: EPU/Edusp. p. 1-36.
MAI ISS, Marcel. 1950. Essai sur le don. Forme et raison de l'échange dans les sociétés im Ilu(|iics. In: MALISS, M. Sociologie et anthropologie. Paris: PUF/Quadrige, p. 143-279.
__. 1967. The gift. Forms and functions of exchange in archaic societies. Translated by I t 'iinnison and W. W. Norton. New York.
_. 1974. Ensaio sobre a dádiva. Forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: MAI ISS, Marcel. Sociologia e antropologia. Vol. II. Tradução de Mauro W. B. de Almeida. Nilo l’auk>:EPU./Edusp, p. 37-184.
_. 1990. The gift. The form and reason for exchange in archaic societies. Translated by W I ) I lulls and W. W. Norton. New York and London.
MAYIHJRY-LEWIS, David. 1960. The analysis o f dual organizations: a methodological unique. Bijdragen Tot de Taal-, Land- en Volkenkunde, v. 116, p. 17-44.
1967. The Akwe-Shavante Society. Oxford: Clarendon Press.
1979. (Ed.). Dialectical societies. The Gê and Bororo Indians of Central Brazil. ( iinibiidge: Harvard University Press.
_. 1989. Social theory and social practice: binary systems in central Brazil. In:
NIMUHNDAJU, Curt. 1939. The Apinayé. Washington: The Catholic University of america
h i's s ... 1946. The Eastern Timbira. University of California Publications in American Aii liacology and ethnology, Vol. XL1. Berkeley: University of California Press. (»I SON, C. 2002. Excess, time, and the pure gift: postmodern transformations of Marcel Mmiss Theory. Method & theory in the study o f religion, v. 14, p. 350-374.
I’l'IKCH, Charles S. 1958. Collected Papers o f Charles Sanders Peirce, Vol. V 111. Cambridge. I.nndun: The Belknap Press of Harvard University Press.
PERE1RA-GONÇALVES, Claudia. 2000. Chuva do leste e águas do oriente: estudo comparativo dos mitos do dilúvio Kaingang e Mbyá-Guarani. Mémoire de maîtrise. Montréal: Université de Montréal. 170p.
RACINE, Luc. 1991. L’obligation de rendre les présents et l'esprit de la chose donnée: de Marcel Mauss à René Maunier. Diogène, v. 154, p. 69-94.
ROSA, Rogerio Reus Gonçalves da. 2005. Os Kujá são diferentes'. Um estudo etnológico do complexo xamânico dos Kaingang da terra indígena Votouro. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.
SAHLINS, Marshall. 1972. Stone age economics. Chicago & New York: Aldine-Atherton.
SANTOS, Silvio Coelho dos Santos. 1987. índios e brancos no sul do Brasil. A dramática experiência dos Xokleng. Porto Alegre: Movimento.
SCHADEN, Egon. 1953. A origem dos homens, o dilúvio e outros mitos Kaingang. Revista de antropologia, v. 1, n. 2, p. 139-141.
S1GAUD, Lygia. 2002. The vicissitudes o f the gift. Social Anthropology, v. 10, n. 3, p. 335-358.
SOUZA, Marcela Coelho de. 2001. Nós, os vivos: construção da pessoa e construção do parentesco entre alguns grupos jê. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 16, n. 46, p. 69-96.
S ULLI VAN, Lawrence E. 1988. Icanchu 's drum. An orientation to meaning in South American religions. New York and London: Macmillan.
TURNER, Terence. 1979. The Gê and Bororo Societies as dialectical systems: a general model. In: MAYBURY-LEWIS, D. (Ed.).Dialectica] societies. The Gê and Bororo indians of central Brazil. Cambridge: Harvard University Press, p. 147-178.
______ . 1984. Dual opposition, hierarchy, and value. Moiety structure and symbolic polarity in Central Brazil and Elsewhere. In: GALLEY, J.-C. (Ed.). Différences, valeurs, hiérarchie. Textes offerts à Louis Dumont. Paris: Éditions de l'École de hautes études en sciences sociales, p. 335-370.
______ . 1996. Social complexity and recursive hierarchy in indigenous South American Societies. Journal o f the Steward Anthropological Society, v. 24, n. 1-2, p. 37-59.
VE1GA. Juracilda. 1994. Organização social e cosmovisão Kaingang: uma introdução ao parentesco, casamento e nominação em uma sociedade Jê Meridional. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
______ . 2000. A retomada da festa do Kikikoi no PI Xapecó e a relação desse ritual com os mitos Kaingang. In: MOTA, L. T., F.; NOELLI, S.: TOMMAS1NO, K. (Eds.). Uri e Wãxi. Estudos interdisciplinares dos Kaingang. Londrina: Editora UEL. p. 261-292.
WEINER, Annette B. 1992. Inalienable possessions. The paradox o f Keeping-While-Giving. Berkeley: University of California Press.

Downloads

Publicado

2018-02-20

Como Citar

Crépeau, Robert R. 2018. “‘Os Kamé vão Sempre primeiro’: Dualismo Social E Reciprocidade Entre Os Kaingang”. Anuário Antropológico 31 (1):9-33. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6929.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.