PELLOTIER, Víctor Manuel Franco. 2011. Oralidad y ritual matrimonial entre los amuzgos de Oaxaca. México, D.F.: Universidad Autónoma Metropolitana / CIESAS / Miguel Ángel Porrúa. 377 pp
Palavras-chave:
Amuzgos, Oaxaca, MéxicoResumo
Oralidad y ritual matrimonial entre los amuzgos de Oaxaca é a publicação póstuma da tese de doutorado em antropologia de Víctor Manuel Franco Pellotier. Formado em antropologia e linguística, Pellotier dedicou quase 20 anos de pesquisa entre os amuzgos dos estados mexicanos de Oaxaca e Guerrero, mas sua morte prematura em 2004, aos 50 anos, não lhe permitiu defender sua tese. Desde 1976 ele atuou como pesquisador e docente no Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropologia Social (CIESAS), tendo também trabalhado na Escuela Nacional de Antropología e Historia (ENAH) e na Dirección General de Educación Indígena (DGEI) do México. Seu trabalho prévio com a língua hñahñu, no Vale do Mezquital (estado de Hidalgo), contribuiu para a criação da Academia de la Lengua Hñahñu, e suas pesquisas entre os amuzgos possibilitaram a documentação e o fortalecimento de sua língua.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Anuário Antropológico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en
Creative Commons - Atribución- 4.0 Internacional - CC BY 4.0
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en