Eva Maria de Jesus (tia Eva)

Memórias de uma comunidade negra

Autores

  • Carlos Alexandre B. Plínio dos Santos

Palavras-chave:

Memória, escravidão, campesinato, negros

Resumo

Por meio das memórias dos idosos da comunidade negra Tia Eva, localizada em Campo Grande/MS, procuro, no presente artigo, apresentar a trajetória de vida da ex-escrava Eva Maria de Jesus (tia Eva) e, como consequência, a história da formação dessa comunidade. A memória sobre tia Eva também revelou as interações que ocorreram entre ex-escravos da região Sul de Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul) e ex-escravos migrantes das fazendas escravocratas do Triângulo Mineiro e do sul do estado de Goiás. Essas interações provocaram o nascimento do que denomino de “Irmandade” (categoria nativa), que uniu seus membros com o objetivo comum de realizar o projeto camponês e que pode ser resumido na tríade terra, família e trabalho. Procuro evidenciar também que os membros da Irmandade formaram intrínsecas ligações (políticas, socioeconômicas e culturais) que denominei de rede-irmandade. O foco dessa rede era o de ajuda e apoio mútuos, além da preservação e do acesso a terra, ou seja, o projeto de reprodução social camponês. Esse projeto, além de ter estabelecido os vínculos de uma Irmandade formada por ex-escravos, direcionou a vida da ex-escrava Eva Maria de Jesus (tia Eva).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRUDA, Ângelo M. V. de. 2006. Campo Grande: arquitetura, urbanismo e memória. Campo Grande, MS: Ed. UFMS.
AYALA, S. Cardoso & SIMON, Feliciano (orgs.). 2006 [1914]. Album graphico do estado de Matto Grosso (E. E. U. U. do Brazil). Campo Grande: AGIOSUL; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
BARROS, Abílio L. de. 1999. “Crônicas de uma vila centenária”. In: Campo Grande: 100 anos de construção. Campo Grande/MS: Matriz Editora.
BRUNO, Ernani Silva. 1967. História do Brasil: geral e regional. Vol. VI. São Paulo: Cultrix.
CONGRO, Rosário. 2003 [1919]. O município de Campo Grande. IHGMS. MS.
DOLES, Dalísia E. Martins, et al. 1984. Arquivos cartoriais: Anápolis, Catalão e Jataí. Goiânia: Ed. UFG.
ELIAS, Norbert. 2000. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.
FRANÇA, Basileu Toledo. 1987. Capangueiros e jagunços: os caçadores de diamante do rio das Graças. Goiânia: Governo do Estado de Goiás/Bolsa José Décio Filho e União Brasileira de Escritores/seção de Goiás. Gráfica do Consórcio de Empresas de Radiodifusão e Notícias do Estado.
_____. 1995 [1954]. Pioneiros: Romance histórico da fundação de Jataí e contribuição ao estudo do povoamento de Goiaz. Goiás: Ed. UFG.
GOMES, Arlindo de A. 2004. O município de Campo Grande em 1922. IHGMS. MS.
MAUSS, Marcel. 2003. “Ensaio sobre a dádiva”. In: ___. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify.
MELLO, Dorival Carvalho. 2002. Nos porões do passado: a descoberta de Jataí. Jataí: Sudográfica/Stúdio 54 Gráfica / Ed. Ltda. Goiás.
MENSAGEM do 1º Vice-Presidente do estado de Matto-Grosso, Joaquim Augusto da Costa Marques. Abertura da sessão extraordinária da Assembleia Legislativa, em 13 de maio de 1912. Cuyabá: Typographia Official.
MENSAGEM do Presidente do estado de Matto-Grosso, Joaquim Augusto da Costa Marques. Abertura da 2ª sessão extraordinária da Assembleia Legislativa, em 13 de maio de 1913. Cuyabá: Typographia Official.
PEREIRA, Eurípedes B. 2002. História da fundação de Campo Grande. Campo Grande, MS: Edição do autor.
SANTOS, João Vicente Tavares dos. 1982. “A produção subordinada do campesinato”. Ensaios FEE, Porto Alegre / RS, v. 2, n.2, p. 109-117.
SANTOS, Milton. 1996. A natureza do espaço: técnica e tempo: razão e emoção. São Paulo: Hucitec.
SOUZA MARTINS, José de. 1997. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Hucitec.
WOORTMANN, Ellen F. 1995. “Japoneses no Brasil/Brasileiros no Japão: tradição e modernidade”. Série Antropologia nº 183, DAN/UnB.
WOORTMANN, Klaas. 1990. “Com Parente Não se Neguceia”. Anuário Antropológico/87. Brasília: Ed. Universidade de Brasília; Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro Ltda.

Downloads

Publicado

2018-02-19

Como Citar

Santos, Carlos Alexandre B. Plínio dos. 2018. “Eva Maria De Jesus (tia Eva): Memórias De Uma Comunidade Negra”. Anuário Antropológico 37 (1):155-81. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6908.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.