VIEIRA, Miriam Steffen. 2011. Categorias jurídicas e violência sexual: uma negociação com múltiplos atores. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 184 pp.

Autores

  • Welliton Caixeta Maciel

Palavras-chave:

Categorias jurídicas, violência sexual, violência sexual contra a mulher

Resumo

Categorias jurídicas e violência sexual: uma negociação com múltiplos atores não é apenas uma etnografia de arquivos e documentos, mas uma etnografia das práticas de justiça e do uso das leis, que percorre a trajetória dos registros policiais da Delegacia da Mulher de Porto Alegre. A etnografia cobre desde o atendimento ao público com a triagem no balcão, passando pelos registros escritos, fluxos e filtros do sistema de justiça criminal, até a sentença ou a decisão final. Revelamse, assim, a complexidade das interações sociais e as negociações entre lei, clientes e operadores do direito,1 capazes de transformar a experiência vivida dos agentes envolvidos (personagens, protagonistas e/ou coadjuvantes, civis e institucionais) a partir da classificação, da produção de sentidos, das sensibilidades e da absorção (ou não) de categorias próprias e compreensíveis ao/do/no mundo do direito2 no tocante à violência sexual contra a mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

VIEIRA, Miriam Steffen. 2011. Categorias jurídicas e violência sexual: uma negociação com múltiplos atores. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 184 pp.

Downloads

Publicado

2018-02-19

Como Citar

Maciel, Welliton Caixeta. 2018. “VIEIRA, Miriam Steffen. 2011. Categorias jurídicas E Violência Sexual: Uma negociação Com Múltiplos Atores. Porto Alegre: Editora Da UFRGS. 184 Pp”. Anuário Antropológico 38 (1):275-80. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6888.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.