Reinventando a família na república dos idosos

Autores

  • Felipe Domingues dos Santos

Palavras-chave:

Cultura de trabalhadores, idosos, família e parentesco, política pública

Resumo

Neste trabalho, é analisado um programa governamental voltado para a gestão de um segmento populacional recortado segundo marcos específicos de classe e idade, a partir de seu ingresso em uma república dos idosos. O método etnográfico empregado consistiu na observação do seu cotidiano, proporcionado pelas visitas regulares a este espaço. Foram registrados diversos aspectos do seu comportamento, complementados pela realização de entrevistas abertas (sem roteiro predefinido) sobre suas histórias de vida. Os principais resultados alcançados dizem respeito à forma contraditória que assume o processo de socialização de idosos sem família, uma vez que o programa se organiza em torno do papel atribuído a esta instituição pelo Estatuto do Idoso como principal responsável pela garantia de acesso aos seus direitos sociais. Este trabalho busca apontar em suas conclusões as diferentes concepções de família vigentes no programa e os impasses daí decorrentes para a consecução de um dos seus principais objetivos, que é o de empreender o retorno dos idosos às suas famílias ou redes de parentesco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARIÈS, Philippe. 1981. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC.
BECKER, Howard. 1999. A história de vida e o mosaico científico. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: HUCITEC.
BERGER, Peter & LUCKMANN, Thomas. 1999. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes.
BOTT, Elisabeth. 1976. Família e rede social: papéis, normas e relacionamentos externos em famílias urbanas comuns. Rio de Janeiro: Francisco Alves.
BOURDIEU, Pierre. 1989. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
____. 1982. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva.
____. 2006. “O espírito de família”. In: ___. Razões práticas. Campinas, São Paulo: Papirus.
DAMATTA, Roberto. 1979. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar.
____. 1987. “A família como valor: considerações não familiares sobre a família à brasileira”. In: ___ (org.). Pensando a família no Brasil: da colônia à modernidade. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ.
DEBERT, Guita. 1999. A reinvenção da velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. São Paulo: Edusp.
FONSECA, Claudia. 2004. Família, fofoca e honra. Etnografia de relações de gênero e violência em grupos populares. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
____. 1995. Caminhos da adoção. São Paulo: Cortez.
FOUCAULT, Michel. 1999. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes.
GUEDES, Simoni. 1997. Jogo de corpo: um estudo de construção social de trabalhadores. Niterói: Eduff.
____. 1998. “Redes de parentesco e consideração entre trabalhadores urbanos: tecendo relações a partir de quintais”. Caderno CRH. Gênero e família, Bahia, Editora da UFBA, n. 29:189-208.
SANTOS, Felipe D. dos. 2008. Família e redes de parentesco em uma política da velhice: análise de um programa governamental de gestão do envelhecimento. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense.
SARTI, Cynthia. 1996. A família como espelho: um estudo sobre a moral dos pobres. Campinas, São Paulo: Editora Autores Associados.
WOORTMANN, Klaas. 1982. “Casa e família operária”. Anuário Antropológico 80, Universidade de Brasília, p. 119-150.

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

Santos, Felipe Domingues dos. 2018. “Reinventando a família Na República Dos Idosos”. Anuário Antropológico 39 (1):151-68. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6845.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.