Conocimiento, historia y lugares sagrados. La formación del sistema regional del alto río Negro desde una visón interdisciplinar

Autores

  • Luis Cayón
  • Thiago Chacon

Palavras-chave:

Sistema regional do Alto Rio Negro, Noroeste Amazônico, Lugares sagrados, Tukáno oriental, Aruaque

Resumo

A partir de um olhar interdisciplinar que cruza, principalmente, conhecimentos da arqueologia, da etnologia e da linguística histórica, este texto dá os primeiros passos para construir uma história plausível da formação do sistema regional do Alto Rio Negro e, assim, localizá-lo na história geral da Amazônia. Para a reconstrução da história deste sistema regional, composto principalmente por povos falantes de línguas tukáno orientais e aruaques, se dá destaque ao conhecimento indígena associado aos lugares mencionados nas narrativas de origem que não apenas evidencia as memórias do processo de formação histórica e cultural da região, mas formas específicas de manejo ambiental que têm sido muito bem sucedidas durante séculos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSON, Anthony & POSEY, Darrell. 1988. “Reforestación indígena”. Hombre y Ambiente: el Punto de Vista Indígena, II(5):67-78.
ANDRELLO, Geraldo; MARTINI, André; ALVES, Renata & OLIVEIRA, Ana Gita de. 2012. “Mapeando lugares sagrados: patrimônio imaterial, cartografia e narrativas em Iauaretê”. In: Geraldo Andrello (org.). Rotas de criação e transformação: narrativas de origem dos povos indígenas do Rio Negro. São Paulo: ISA; São Gabriel da Cachoeira: FOIRN. pp. 18-41.
Ã…RHEM, Kaj. 1998. “Powers of Place: Territory, Landscape and Belonging in Northwest Amazonia”. In: Nadia Lowell (ed.). Local Belonging. London: Routledge. pp. 78-102.
Ã…RHEM, Kaj; CAYÓN, Luis; ANGULO, Gladys & GARCÍA, Maximiliano 2004. Etnografía Makuna: tradiciones, relatos y saberes de la Gente de Agua. Bogotá: Universidad de Gotemburgo e Instituto Colombiano de Antropología e Historia (ICANH). (Acta Universitatis Gothenburgensis, 17).
ASSOCIAÇÃO ESCOLA INDÍGENA ÜTAPINOPONA TUYUKA (AEITÜ). 2005. Wiseri Makañe Niromakañe: casa de transformação, origem da vida ritual Ütapinopona Tuyuka. São Gabriel da Cachoeira: AIETÜ; São Paulo: ISA.
AZEVEDO, Miguel & AZEVEDO, Antenor Nascimento. 2003. Dahsea Hausirõ Porã ukushe wiophesase mera bueri turi: mitologia sagrada dos Tukano Hausirõ Porã. São Gabriel da Cachoeira: UNIRT, FOIRN.
BALÉE, William. 1992. “People of the Fallow: a Historical Ecology of Foraging in Lowland South America”. In: Kent H. Redford. Conservation of Neotropic Forests: Working from Traditional Resource Use. New York: Columbia University Press. pp. 33-57.
______. 1993. “Indigenous Transformation of Amazonian Forests: an Example from Maranhão, Brazil”. L’Homme, 33(126-128):231-254.
BARBOSA, Manuel Marcos & GARCIA, Adriano Manuel. 2000. Upíperi Kalísi: histórias de antigamente. São Gabriel da Cachoeira: UNIRVA, FOIRN.
BRAUDEL, Fernand. 1968. La historia y las ciencias sociales. Madrid: Alianza Editorial.
BOLAÑOS, Katherine. 2010. Kakua Phonology: First Approach. Disertación de Maestría, The University of Texas at Austin.
BOLAÑOS, Katherine & EPPS, Patience. 2009. Linguistic Classification of Kakua, a Language of Northwest Amazonia. Paper presentado en la conferencia CILLA-IV, The University of Texas at Austin.
BRUCHAC, Margaret M. 2005. “Earthshapers and Placemakers: Algonkian Indian Stories and the Landscape”. In: Claire Smith & Hans M. Wobst (orgs.). Indigenous Archaeologies: Decolonising Theory and Practice. London: Routledge. pp. 56-80.
CABALZAR, Aloísio. 2010. “Petróglifos do Alto Rio Negro: visão contemporânea dos povos indígenas”. In: Edithe Pereira (org.). Petróglifos sul-americanos: Theodor Koch-Grünberg. Belém: Museus Pareaense Emílio Goeldi; São Paulo: ISA. pp. 11-16.
CAYÓN, Luis. 2002. En las aguas de yuruparí: cosmología y chamanismo Makuna. Bogotá: Ediciones Uniandes.
______. 2008. “Ide ma, el camino de agua. Espacio, chamanismo y persona entre los Makuna”. Antípoda Revista de Antropología y Arqueología, (7):141-173.
______. 2011. “Alianza perpetua: bases del manejo ecológico en el noroeste amazónico”. Avá. Revista de Antropología, 19:135-163.
______. 2012. “Lugares sagrados y caminos de curación. Apuntes para el estudio comparativo del conocimiento geográfico de los Tukano oriental”. In: Geraldo Andrello (org.). Rotas de criação e transformação: narrativas de origem dos povos indígenas do Rio Negro. São Paulo: ISA; São Gabriel da Cachoeira: FOIRN. pp. 168-194.
______. 2013. Pienso, luego creo: la teoría makuna del mundo. Bogotá: Instituto Colombiano de Antropología e Historia.
CHACON, Thiago. 2013. “On Proto-Languages and Archaeological Cultures: Pre-History and Material Culture in the Tukanoan Family”. Revista Brasileira de Linguística Antropológica, 5(1):214-245.
______. 2014. “A Revised Proposal of Proto-Tukanoan Consonants and Tukanoan Family Classification”. International Journal of American Linguistics, 80(3):275-322.
CORNELIO, José Marcellino et al. 1999. Waferinaipe Ianheke: histórias dos Hohodene e dos Walipere-Dakenai do Rio Aiari. São Gabriel da Cachoeira: ACIRA, FOIRN.
CORREA, François. 1996. Por el camino de la Anaconda Remedio: dinámica de la organización social entre los Taiwano del Vaupés. Bogotá: Editorial Universidad Nacional”“Colciencias.
DERBYSHIRE, Desmond C. 1999. “Carib”. In: Robert M. W. Dixon & Alexandra Y. Aikhenvald (eds.). The Amazonian Languages. Cambridge: Cambridge University Press. pp. 23-64.
EPPS, Patience. (no prelo). “Language and Subsistence Patterns in the Amazonian Vaupés”. In: Tom Güldemann, Richard Rhodes & Patrick McConvell (eds.). The Languages of Hunter-Gatherers: Global and Historical Perspectives. Cambridge: Cambridge University Press.
FAUSTO, Carlos & HECKENBERGER, Michael. 2007. “Introduction: Indigenous History and the History of the ‘Indians’”. In: ______. (orgs.). Time and Memory in Indigenous Amazonia: Anthropological Perspectives. Gainesville: University Press of Florida. pp. 1-43.
FERNANDES, Américo Castro & FERNANDES, Dorvalino Moura. 1996. A mitologia sagrada dos Desana-Wari Dihputiro Põrã. São Gabriel da Cachoeira: UNIRT, FOIRN, ORSTOM.
______. 2006. Bueri Kãdiri Maririye: os ensinamentos que não se esquecem. Organização: Dominique Buchillet. São Gabriel da Cachoeira: UNIRT, FOIRN.
FLOYD, Simeon. 2013. “Semantic transparency and cultural calquing in the Northwest Amazon”. In: Kristine Stenzel & Patience Epps (orgs.). Upper Rio Negro: Cultural and Linguistic Interactions in Northwestern Amazonia. Rio de Janeiro: Museu Nacional/Museu do Índio (Funai). pp. 271-308.
FRANCO, Roberto. 2002. Los carijonas de Chiribiquete. Bogotá: Fundación Puerto Rastrojo.
GALVÃO, Wenceslau Sampaio & GALVÃO, Raimundo Castro. 2004. Livro dos antigos Desana; Guahari Diputiro Porã. Organização: Dominique Buchillet. São Gabriel da Cachoeira: FOIRN.
GENTIL, Gabriel dos Santos. 2005. Povo Tukano: cultura, história e valores. Manaus: EDUA.
GOLDMAN, Irving. 1968 [1963]. Los Cubeo: indios del Noroeste del Amazonas. México: Instituto Indigenista Interamericano.
______. 2004. Cubeo Hehénewa Religious Thought: Metaphysics of a Northwestern Amazonian People. New York, Chichester, West Sussex: Columbia University Press.
HAMMEN, María Clara van der. 1992. El manejo del mundo: naturaleza y sociedad entre los Yukuna de la Amazonía Colombiana. Bogotá: Tropenbos.
HECKENBERGER, Michael. 2002. “Rethinking the Arawakan Diaspora: Hierarchy, Regionality, and the Amazonian Formative”. In: Jonathan Hill & Fernando Santos-Granero (orgs.). Comparative Arawakan Histories: Rethinking Language Family and Culture Area in Amazonia. Urbana and Chicago: University of Illinois Press. pp. 99-122.
______. 2005. The Ecology of Power: Culture, Place and Personhood in the Southern Amazon, A.D. 1000-2000. New York and London: Routledge.
______. 2011. “Deep History, Cultural Identities, and Ethnogenesis in the Southern Amazon”. In: Alf Hornborg & Jonathan Hill (orgs.). Ethnicity in Ancient Amazonia: Reconstructing the Past Identities from Archeology, Linguistics, and Ethnohistory. Boulder: University Press of Colorado. pp. 57-74.
HILDEBRAND, Martin von. 1980. Cosmologie et Mythologie Tanimuka (Amazonie Colombienne). Tesis de Doctorado, Université de París VII.
HILL, Jonathan D. 1993. Keepers of the Sacred Chants: the Poetics of Ritual Power in an Amazonian Society. Tucson: University of Arizona Press.
______. 2011. “Sacred Landscapes and Environmental Histories in Lowland South America”. In: Alf Hornborg & Jonathan Hill (orgs.). Ethnicity in Ancient Amazonia: Reconstructing the Past Identities from Archeology, Linguistics, and Ethnohistory. Boulder: University Press of Colorado. pp. 259-277.
HILL, Jonathan D. & SANTOS-GRANERO, Fernando. 2002. “Introduction”. In: ______. (orgs.). Comparative Arawakan Histories: Rethinking Language Family and Culture Area in Amazonia. Urbana and Chicago: University of Illinois Press. pp. 1-22.
HORNBORG, Alf. 2005. “Ethnogenesis, Regional Integration, and Ecology in Prehistoric Amazonia”. Current Anthropology, 46(4):589-620.
HORNBORG, Alf & HILL, Jonathan D. 2011. “Introduction: Ethnicity in Ancient Amazonia”. In: ______. (orgs). Ethnicity in Ancient Amazonia: Reconstructing the Past Identities from Archeology, Linguistics, and Ethnohistory. Boulder: University Press of Colorado. pp. 1-27.
HORNBORG, Alf & ERIKSEN, Love. 2011. “An Attempt to Understand Panoan Ethnogesis in Relation to Long-Term Patterns and Transformations of Regional Interaction in Western Amazonia”. In: Alf Hornborg & Jonathan Hill (orgs.). Ethnicity in Ancient Amazonia: Reconstructing the Past Identities from Archeology, Linguistics, and Ethnohistory. Boulder: University Press of Colorado. pp. 129-151.
HUGH-JONES, Cristine. 1979. From the Milk River: Spatial and Temporal Process in Northwest Amazonia. London: Cambridge University Press.
HUGH-JONES, Stephen. 1979. The Palm and the Pleiades: Initiation and Cosmology in Northwest Amazonia. London: Cambridge University Press.
______. 1981. “Historia del Vaupés”. Maguaré, 1(1):29-52.
______. 2012. “Escrever na pedra, escrever no papel”. In: Geraldo Andrello (org.). Rotas de criação e transformação: narrativas de origem dos povos indígenas do Rio Negro. São Paulo: ISA; São Gabriel da Cachoeira: FOIRN. pp. 138-167.
JACKSON, Jean E. 1983. The Fish People: Linguistic Exogamy and Tukanoan Identity in Northwest Amazonia. London: Cambridge University Press.
KOCH-GRÜNBERG, Theodor. 1995 [1909]. Dos años entre los indios. Bogotá: Universidad Nacional. 2 tomos.
______. 2010 [1907]. Petróglifos Sul-Americanos. Belém: Museus Pareaense Emílio Goeldi; São Paulo: ISA.
LANGDON, Thomas. 1975. Food Restrictions in the Medical System of the Barasana and Taiwano Indians of the Colombian North West Amazon. PhD Thesis, Tulane University.
MAIA, Moisés & MAIA, Tiago. 2004. Isâ Yëkisimia Masîke´: o conhecimento dos nossos antepasados. Uma narrativa Oyé. São Gabriel da Cachoeira: COIDI, FOIRN.
MATAPÍ, Carlos & MATAPÍ, Uldarico. 1997. Historia de los Upichia. Bogotá: Tropenbos Colombia.
MEIRA, Sérgio. 2006. “Cariban Languages”. In: Edward K. Brown (ed.). Encyclopedia of Language and Linguistics. Oxford: Elsevier. v. 2, pp. 199-203.
MEGGERS, Betty. 1989 [1971]. Amazonia: un paraíso ilusorio. México: Siglo XXI.
NEVES, Eduardo. 2001. “Indigenous Historical Trajectories in the Upper Rio Negro Basin”. In: Colin McEwan, Cristiana Barreto & Eduardo Neves (orgs.). Unknown Amazon: Culture in Nature in Ancient Brazil. London: The British Museum Press. pp. 266-286.
______. 2011. “Archaeological Cultures and Past Identities in the Pre-colonial Central Amazon”. In: Alf Hornborg & Jonathan Hill (orgs.). Ethnicity in Ancient Amazonia: Reconstructing the Past Identities from Archeology, Linguistics, and Ethnohistory. Boulder: University Press of Colorado. pp. 31-56.
______. 2012. “A história dos Tariano vista pela oralidade e pela arqueologia”. In: Geraldo Andrello (org.). Rotas de criação e transformação: narrativas de origem dos povos indígenas do Rio Negro. São Paulo: Instituto Socioambiental; São Gabriel da Cachoeira: FOIRN. pp. 223-245.
NEVES, Walter. 1992. “Sociodiversidade e biodiversidade: dois lados de uma mesma educação”. In: Luis E. Aragón (org). Desenvolvimento sustentável nos trópicos úmidos. Belém: Unamaz, UFPA. (Série Cooperação Amazônica). v. 2, pp. 365-397.
NIMUENDAJÚ, Curt. 1982 [1927]. “Reconhecimento dos rios Içana, Aiary e Uapés”. In: ______. Textos indigenistas. São Paulo: Loyola. pp. 123-191.
OLIVER, José R. 2001. “The Archaeology of Forest Foraging and Agricultural Production in Amazonia”. In: Colin McEwan, Cristiana Barreto & Eduardo Neves (orgs.). Unknown Amazon: Culture in Nature in Ancient Brazil. London: The British Museum Press. pp. 50-85.
PALMA, Milagros. 1984. Los viajeros de la Gran Anaconda. Managua: América Nuestra.
PANLÕN KUMU, Umúsin & KENHÍRI, Tolamãn. 1980. Antes o mundo não existia. São Paulo: Cultura.
PETERSEN, James B.; NEVES, Eduardo & HECKENBERGER, Michael. 2001. “Gift from the Past. Terra Preta and Prehistoric Amerindian Occupation in Amazonia”. In: Colin McEwan, Cristiana Barreto & Eduardo Neves (orgs.). Unknown Amazon: Culture in Nature in Ancient Brazil. London: The British Museum Press. pp. 86-105.
POSEY, Darrell. 1987a. “Introdução: etnobiologia: teoria e prática”. In: Berta Ribeiro (org). Suma etnológica brasileira. Petrópolis: Vozes, FINEP. v. 1, pp. 15-25.
______. 1987b. “Manejo de floresta secundária, capoeiras e campos cerrados (Kayapó)”. In: Berta Ribeiro (org). Suma etnológica brasileira. Petrópolis: Vozes, FINEP. v. 1, pp. 173-185.
REICHEL-DOLMATOFF, Gerardo. 1981. “Algunos conceptos de geografía chamanística de los indios Desana de Colombia”. In: Schaden, Egon. Contribuições à antropologia em homenagem ao professor Egon Schaden. São Paulo: Fundo de Pesquisas do Museu Paulista. pp. 255-270.
______. 1986 [1968]. Desana: simbolismo de los indios Tukano del Vaupés. Bogotá: Procultura.
______. 1997a [1989]. “Aspectos biológicos y sociales del complejo del yuruparí en el territorio del Vaupés colombiano”. In: Gerardo Reichel-Dolmatoff. Chamanes de la selva pluvial. Foxhole, Dartington, Totnes, Devon: Themis Books. pp. 275-312.
______. 1997b. [1985]. “Evitación del tapir en el Noroeste Amazónico colombiano”. In: Gerardo Reichel-Dolmatoff. Chamanes de la selva pluvial. Foxhole, Dartington, Totnes, Devon: Themis Books. pp. 77-110.
ROOSEVELT, Anna. 1992. “Arqueologia amazônica”. In: Manuela Carneiro da Cunha (org). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras. pp. 53-86.
SANTOS-GRANERO, Fernando. (1998). “Writing History into the Landscape: Space, Myth and Ritual in Contemporary Amazonia”. American Ethnologist, 25(2):128-148.
______. 2002. “The Arawakan Matrix: Ethos, Language and History in Native South America”. In: Jonathan Hill & Fernando Santos-Granero (orgs.). Comparative Arawakan Histories: Rethinking Language Family and Culture Area in Amazonia. Urbana and Chicago: University of Illinois Press. pp. 25-50.
STEWARD, Julian. 1948. Handbook of South American Indians. Washington: Smithsonian Institution. v. 3.
STRADELLI, Ermanno. 2009 [1900]. “Inscrições indígenas na região do Uaupés”. In: ______. Lendas e notas de viagem: a Amazônia de Ermanno Stradelli. São Paulo: Martins Fontes. pp. 349-371.
TARIANO, Ismael. 2002. Mitologia Tariana. Manaus: Valer, IPHAN.
TENÓRIO, Higinio Pimentel; RAMOS, José Barreto & CABALZAR, Flora. 2005. Wiseri Makañe Niromakañe: casa de transformação, origem da vida ritual Utapinopona Tuyuka. São Gabriel da Cachoeira: AEITU; São Paulo: Instituto Socioambiental.
TORRES, Alfonso. 1969. Mito y cultura entre los Barasana. Bogotá: Universidad de Los Andes.
VIDAL, Silvia. 2003. “The Arawak-Speaking Groups of Northwestern Amazonia: Amerindian Cartography as a Way of Preserving and Interpreting the Past”. In: Neil L. Whitehead (org.). History and Historicities in Amazonia. Lincoln: University of Nebraska Press. pp. 33-57.
WRIGHT, Robin. 1992. “História indígena do noroeste da Amazônia: hipóteses, questões e perspectivas”. In: M. Carneiro da Cunha (org.). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras. pp. 253-266.
______. 2005. História indígena e do indigenismo no Alto Rio Negro. Campinas: Mercado das Letras; São Paulo: Instituto Socioambiental.
______. 2013. Mysteries of the Jaguar Shamans of the Northwest Amazon. Lincoln and London: University of Nebraska Press.
XAVIER, Caco. 2012. “A escrita de Ñaperikoli: ensaio sobre os petroglifos do Içana”. In: Geraldo Andrello (org.). Rotas de criação e transformação: narrativas de origem dos povos indígenas do Rio Negro. São Paulo: ISA; São Gabriel da Cachoeira: FOIRN. pp. 195-210.
ZUCCHI, Alberta. 2002. “A New Model of the Northern Arawakan Expansion”. In: Jonathan Hill & Fernando Santos-Granero (orgs.). Comparative Arawakan Histories: Rethinking Language Family and Culture Area in Amazonia. Urbana and Chicago: University of Illinois Press. pp. 199-222.

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

Cayón, Luis, e Thiago Chacon. 2018. “Conocimiento, Historia Y Lugares Sagrados. La formación Del Sistema Regional Del Alto río Negro Desde Una visón Interdisciplinar”. Anuário Antropológico 39 (2):201-33. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6826.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.