Da globalização ao fenômeno étnico: a América latina em questão

Autores

  • Raimundo Heraldo Maués

Palavras-chave:

Antropologia

Resumo

Raramente encontramos, num único livro, a abordagem conjunta de temas tão candentes como os da etnia, região, nação e globalização. E, mais ainda, competentemente articulados, em relação a certo número de países da América Latina. Tratados, além disso, por alguns dos mais competentes antropólogos que se dedicam a essas temáticas, no Brasil, na Venezuela, na Colômbia e no México, mas cujas formulações podem ser pensadas como representativas da América Latina como um todo. Este é o livro organizado por George de Cerqueira Leite Zarur, Região e nação na América Latina, recentemente publicado pela Editora da UnB e pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.' Os autores dos capítulos são todos antropólogos sociais que pertencem ao Grupo de Trabalho sobre Identidades na América Latina, uma das unidades do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais. Esse Grupo, como diz Zarur, na introdução do livro, “pretende desempenhar uma função política, assumindo um papel na construção ideológica de uma identidade compartilhada pelos países latino-americanos”, o que “vem sendo alcançado pelo encontro, por meio de investigações empíricas e teóricas, do que existe de comum e de diverso entre os povos do continente” (: 7-8). Trata-se do terceiro livro até agora publicado como fruto do trabalho desenvolvido pelos integrantes do mesmo Grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRETO FILHO, Henyo T rindade. 1993 a. Tapebas, tapebanose pernas-de-pau: etnogênese com o processo social e luta simbólica. In: M A UE S, R. Heraldo (Org.), Anais da III Reunião Regional de Antropólogos do Norte e Nordeste, v. 1. Belém: Edufpa, 1996. p. 199-217.
_______ . 1993 b. Tapebas, tapebanos e pernas-de-pau: etnogênese como processo social e luta simbólica. Dissertação de Mestrado em Antropologia. Rio de Janeiro: UFRJ/Museu Nacional.
BARTH, Frederik. 1969. Ethnic groups and boundaries: The social organization of cultural difference. London: George Allen e Unwin.
BONFIM, Manuel. 1931 a. O Brazil Nação: realidade da soberania brazileira. Rio de Janeiro: Francisco A lv e s.
_______ . 1931 b. O Brazil na história: deturpação das tradições, degradação política. Rio de Janeiro: Francisco A lv e s.
C A RDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. 1976. Identidade, etnia e estrutura social. São Paulo: Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais.
FREYRE, Gilberto. 1976. Manifesto Regionalista. Recife: Instituto Joaquim Nabuco de P e squisas Sociais.
FURTADO, Celso. 1992. Brasil: a construção interrompida. São Paulo: Paz e Terra.

Downloads

Publicado

2018-02-15

Como Citar

Maués, Raimundo Heraldo. 2018. “Da globalização Ao fenômeno étnico: A América Latina Em questão”. Anuário Antropológico 26 (1):305-11. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6799.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.