O trabalho do antropólogo

um olhar sobre o pensamento de Roberto Cardoso de Oliveira

Autores

  • André Borges
  • Guilhermo Ruben

Palavras-chave:

Antropologia

Resumo

Roberto Cardoso de Oliveira vem expressar, nesta coletânea*, de maneira clara e simultaneamente densa, aquilo que o próprio autor reconhece como sendo as três dimensões de seu trabalho atual. Trata-se de um conjunto de ensaios - ora escritos como artigos em outras ocasiões, ora apresentados como conferências em encontros nacionais e internacionais - dividido em três partes que remetem a diferentes temáticas presentes nas reflexões do autor. Isto não significa que sejam temáticas independentes, mas, pelo contrário, encontramos partes articuladas num mesmo todo: aquilo que podemos reconhecer como um exercício por meio do qual o antropólogo - de certa maneira, no caso especial do autor, atualizando suas raízes filosóficas - volta suas reflexões para aquilo que está mais próximo, a saber, a própria disciplina, a antropologia1.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. 1988. “Tempo e Tradição: interpretando a antropologia”. Sobre o Pensamento Antropológico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro; Brasília: CNPq. pp. 13-25.
PEIRANO, Mariza. 1991. Da Lógica à Etnografía da Ciência. Anuário Antropológico/88: 179- 187.
UBEN, Guilhermo. 1995. “0 Tio Materno e a Antropologia Quebequense”. In Estilos de Antropologia (R. Cardoso de Oliveira e G. Ruben, eds.). São Paulo: Ed. Unicamp. pp. 121-138.

Downloads

Publicado

2018-02-08

Como Citar

Borges, André, e Guilhermo Ruben. 2018. “O Trabalho Do antropólogo: Um Olhar Sobre O Pensamento De Roberto Cardoso De Oliveira”. Anuário Antropológico 25 (1):177-89. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6771.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)