Rigor acadêmico e erudição

Autores

  • Stephen Grant Baines

Palavras-chave:

Antropologia, Homenagem

Resumo

Conheci o Professor Melatti quando cheguei ao Departamento de Antropologia da UnB, como aluno especial em 1980. Cursei a disciplina “Etnologia Sul-americana” com ele e logo fiquei impressionado com sua erudição na área de etnologia indígena sul-americana. Posteriormente, após eu ingressar na primeira turma do doutorado deste Departamento, em março de 1981, Professor Melatti se tomou meu professor orientador para o doutorado. No período de 1981 ao início de 1988, quando defendi minha tese, ele acompanhou todas as etapas da minha pesquisa de campo junto aos Waimiri- Atroari com paciência e total apoio. No período de escrevê-la, ele leu com cuidado minucioso todos os> trechos de tese que ia entregando-lhe. No Prefácio do livro, publicado através do Museu Paraense Emílio Goeldi, que resultou da minha tese de doutorado, Professor Melatti escreveu: “Trabalhar como orientador de Stephen Baines foi sempre motivo, para mim, de emoções ambíguas. Se, por um lado, me era gratificante lidar com um pesquisador interessado, assíduo, que levava em consideração todas as ponderações e reparos, por outro, deprimia-me ter de conhecer informações sobre índios em tão triste situação”. Não foi o Professor Melatti que indicou uma pesquisa de doutorado junto aos Waimiri-Atroari, pois decidi realizar minha pesquisa de doutorado junto a esta sociedade indígena desde um período em que morei em Manaus entre 1975 e 1977.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

RAMOS, Alcida Rita. 1990. Ethnology Brazilian Style. Cultural Anthropology, 5(4): 452-472.

Downloads

Publicado

2018-02-08

Como Citar

Baines, Stephen Grant. 2018. “Rigor Acadêmico E erudição”. Anuário Antropológico 25 (1):65-70. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6764.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.