A mão visível do estado

notas sobre o significado cultural dos documentos

Autores

  • Roberto DaMatta

Palavras-chave:

Antropologia, Homenagem

Resumo

Dedico este trabalho ao meu companheiro de iniciação etnográfica (trabalho de campo e fome, malária, insônia, solidão, insegurança, medo e muita saudade) e amigo, Julio Cezar Melatti. Nossas relações pessoais e profissionais caberiam num amplo depoimento no qual ficaria evidente a minha dívida para com o seu exemplo e a minha perene inveja positiva do seu poderoso, claro, profundo e honorável trabalho. Da obra de Melatti ninguém pode dizer, com aquela maledicência cultivada pelos intelectuais ingleses: “você deve ser de fato um sujeito muito inteligente para entender o que escreve”... Seu estilo se caracteriza por uma claridade de farol, reveladora da força de um antropólogo social de primeira grandeza, certamente o melhor da nossa geração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Rosa Maria Barbosa. 1982. Cartórios na Cena Política. Dados, 25 (1): 87-104.
CAPLAN, Jane. 2000. ‘“ This or That Particular Person’: Protocols o f Identification in Nineteenth-Century Europe”. In Documenting Individual ldentity: The Develpment o f State Practices in the Modem World (Caplan&Torpey, eds.). Princeton: Princeton University Press.
CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. 1985. Negros, Estrangeiros: Os escravos libertos e sua volta à África. São Paulo: Brasiliense.
CARRARA, Sérgio. 1990. A Sciência e a Doutrina da Identificação no Brasil: ou do controle do eu no templo da técnica. Religião e Sociedade, 15(1): 82-105.
Da MATTA, Roberto. 1979. Carnavais, Malandros e Heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
____ 1985. A Casa & a Rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. 4“ ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
___ 1993. Conta de Mentiroso: sete ensaios de antropologia brasileira. Rio de Janeiro: Editora Rocco.
__ 1997. “‘Tem Pente Ai?’: Reflexões sobre a identidade masculina”. In Homens: comportamento. sexualidade, mudança (Dario Caldas, org.). São Paulo: SENAC.
____ 2000. Individualidade e Liminaridade: Considerações sobre os Ritos de Passagem e a Modernidade. Mana: Estudos de Antropologia Social, 6(1): 7-29.
DAVIS, Natalie. 1983. The Return o f Martin Guerre. Cambridge: Harvard University Press.
DeCOULANGES, Fustel. 1981. A Cidade Antiga. São Paulo: Martins Fontes.
DINIS, Alberto. 1981. Morte no Paraíso: ATragédia de Stefan Zweig. Rio: Nova Fronteira.
DINIZ, Eli (org.). 1996. O Desafio da Democracia na América Latina. Rio de Janeiro: IUPERJ.
DUMONT, Louis. 1956. “The Functional Equivalents of the Individual in Caste Society”. In Contributions to Indian Sociology, n°.VIII, October 1956. The Hague: Mouton&CO.
___ 1970. Religion, Politics and History in índia. The Hague: Mouton&CO.
EATON, Joseph. 1986. Card-Carrying Americans. New Jersey: Rowman & Littlefíeld.
FREYRE, Gilberto. 1979. O Escravo nos Anúncios de Jornais Brasileiros do Século XIX. São Paulo: Cia. Editora Nacional (Brasiliana, v. 370).
JESUS, Maria Carolina. 1960. Quarto de Despejo. São Paulo: Livraria Francisco Alves.
GINZBURG, Cario. 1991. Mitos, Emblemas, Sinais. São Paulo: Companhia das Letras.
KAFKA, Franz. 2000. O Castelo. São Paulo: Cia das Letras.
1CANT DE LIMA, Roberto. 1995. A Polícia no Rio de Janeiro: seus dilemas e paradoxos. Rio de Janeiro: Forense.
KARASH, Mary. 2000. A Vida dos Escravos no Brasil: 1808-1850. São Paulo: Cia das Letras.
KUNDERA, Milan. 1995. You’re Not in Your Own House Here, My Dear Fellow. The New York Review o f Books, Vol. XLII, Number 14. P. [?]
MÁRQUEZ, Gabriel Garcia. 2000. Noticia de un Seqüestro. México: Editorial Diana.
MAUSS, Mareei. 1974. “Ensaio sobre a Dádiva”. In Antropologia e Sociologia. V. . São Paulo: E.P.U./EdUSP. pp. 37-184
MELATTI, Julio Cezar. 1978. Ritos de uma Tribo Timbira. São Paulo: Ática.
NELSON, Benjamin. 1948. The Idea o f üsury: from tribal brotherhood to universal otherhood. Chicago: The Univ. o f Chicago Press.
NOIRIEL, Gérard. 1991. La tyrannie du national: Le droit d'asile en Europe, 1793-1993. Paris: Calmann-Levy.
PEIRANO, Mariza G. S. 1986. Sem Lenço e sem Dumento: Reflexões sobre Cidadania no Brasil. Sociedade e Estado, 1(1): 49-64.
PRESTON, Peter. 2001. We have so many bits of plastic already - one more won’t hurt. The Guardian, Monday, October 1. pp.
ROCHA, Everardo. 1996. Jogo de Espelhos: ensaios de cultura brasileira. Rio de Janeiro: Mauad.
SANTOS, Wanderley Guilherme dos. 1979. Cidadania e Justiça. Rio de Janeiro: Campus.
SARAMAGO, José. 1997. Todos os Nomes. São Paulo: Cia das Letras.
SCHWARTZ, Stuart. 1979. Burocracia e Sociedade no Brasil Colonial. São Paulo: Perspectiva.
SILVA, Eduardo. 1988. As Queixas do Povo. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
SILVA, Luiz Antonio Machado da. 1969. O Significado do Botequim. América Latina, 12(3): 160-182.
SMITH, Thomas. 1984. The Other Establishment. Chicago: Regney Gateway.
TORPEY, John. 2000. The lnvention of the Passport: Surveillance, citizemhop and the State. Cambridge: Cambridge University Press.
WEBER, Max. 1978. Economics and Society. Berkeley: Univ. o f Califórnia Press.
___ 1980. “Parlamentarismo e Governo numa Alemanha Reconstruída”. In Weber. São Paulo: Editora Abril (Col. “Os Pensadores”), pp. 1-85.

Downloads

Publicado

2018-02-08

Como Citar

DaMatta, Roberto. 2018. “A mão visível Do Estado: Notas Sobre O Significado Cultural Dos Documentos”. Anuário Antropológico 25 (1):37-64. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6762.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.