Religión tradicional y colonización

una aproximación a la visión francesa sobre la sociedad tradicional de los joola de la Baja Casamance

Autores

  • Jordi Tomàs

Palavras-chave:

visão colonial, Casamança, religião tradicional, Joola, autoridades tradicionais

Resumo

Este artigo apresenta a visão do governo colonial francês sobre a religião tradicional joola e as autoridades tradicionais da Baixa-Casamança. Desde o início da colonização da região, no fim do século XIX, os franceses não tiveram uma visão homogênea sobre a cultura dos Joola. Enquanto para alguns representantes da administração francesa os Joola eram um povo selvagem, o qual devia ser civilizado, para outros, os Joola do Sul do Rio Casamança eram inteligentes e permeáveis às novidades que aportava a dominação colonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AWENENGO, Severine. 2005. Les Joola, la Casamance et l’État (1890-2004): l’identisation Joola au Sénégal. Tesis de Doctorado, París Diderot VII.
BASTARDES, Clara. 2009. “‘Kajakul, c’est cher!!’: organización y lucha de las mujeres joolas para controlar los precios del mercado de Oussouye”. Cuadernos Solidarions, 4:91-103.
BAUM, Robert Martin. 1999. Shrines of the slave trade: Diola religion and society in precolonial Senegambia. New York: Oxford University Press.
_______. 2001 [1989]. “Alinesitoué: a Diola woman prophet in West Africa”. In: Nancy A. Balk & Rita M. Gross (eds.). Unspoken worlds: women’s religious lives. Belmont, CA: Wadworth Press. 3 ed. pp. 179-195.
_______. 2009. “Concealing authority: Diola priests and other leaders in the French search for a suitable chefferie in colonial Senegal”. Caderno de Estudos Africanos, 16/17:33-51.
_______. 2014. “Prophetic critiques of colonial agricultural schemes: the case of Alinesitoué Diatta in Vichy Senegal”. Paper presented at the Program in Agrarian Studies Colloquium, Yale University.
_______. 2015. West Africa’s women of god: Alinesitoue and the Diola prophetic experience. Bloomington: Indiana University Press.
BOCANDÉ, Bertrand. 1856. “Carabane et Sédhiou”. Revue Coloniale: Extrait des Annales Maritimes et Coloniales, juillet”“décembre, 2ème série, T-16:398-421.
BOUR, Ch. 1883. “Étude sur le fleuve Cazamance”. Revue Maritime et Coloniale, octubre”“diciembre, 75:330-358.
BROSSELARD-FAIDHERBE. 1892”“1894. Casamance et Mellacoré. París: Librarie Illustrée.
DAVIDSON, Basil. 1992. Historia de África. Barcelona: Folio.
DIAMACOUNE SENGHOR, Augustin. 1980. “Le message de la reine Alinsitowe”. COCARZI Conference organized at the Dakar Chamber of Commerce.
ESTEVES, Maria Luisa. 1988. A questão da Casamansa e a delimitação das fronteiras da Guiné. Lisboa: Instituto de Investigação Científica Tropical ”“ INEP.
FOUCHER, Vincent. 2002. “Les ‘évolués’, la migration, l’école: pour une nouvelle interprétation de la naissance du nationalisme casamançais”. In: Momar Coumba Diop. Le Sénégal contemporain. París: Karthala. pp. 375-424.
FRONT CULTUREL SENEGALAIS. c-1980. Aliin Sitooye Diatta: vie et oeuvre. Dakar.
GIRARD, Jean. 1969. Génèse du pouvoir charismatique en Basse-Casamance. Dakar: IFAN.
HESSELING, Gerti. 1985. Histoire politique du Sénégal: institutions, droit et société. París: Karthala.
LEMOS COELHO, Francisco de. 1990. Duas descrições seiscentistas da Guiné. Lisboa: Académia Portuguesa da História. Publicado originalmente em 1669 e 1684.
MANGA, Jean-Baptiste Valter. 2015. Une monarchie dans un État postcolonial: anthropologie de la royauté à Oussouye (Sénégal). Tesis de Doctorado, École des Hautes Études en Sciences Sociales.
MARUT, Jean Claude. 1999. La question de Casamance (Sénégal). Thèse de doctorat, Universidad París VIII.
MAZRUI, Ali. 1987. The Africans: a triple heritage. Little Brown and co.
MEGUELLE, Philippe. 2012. Chefferie coloniale et egalitarisme diola: les difficultés de la politique indigène de la France en Basse-Casamance, Sénegal 1828-1923. París: L’Harmattan.
NUGENT, Paul & AZIWAJU, A. I. 1998. Fronteras africanas. Barcelona: Bellaterra.
PÉLISSIER, René. 1989. História da Guiné: portugueses e africanos na Senegâmbia. Lisboa: Impresa Universitária/Editorial Estampa. 2 v.
ROCHE, Christian. 1976”“1985. Histoire de Casamance (1850”“1920). París: Karthala.
_______. 1998. “Chronique casamançaise: le cercle de Ziguinchor au Sénégal pendant la guerre de 1939”“1945”. Revue Française d’Outre-Mer, 85:87-115.
SIMON, Eugène. 1859. “La Cazamance et les peuplades qui en habitent les bords”. Bulletin de la Société de Géographie, 4:115-142.
THOMAS, Louis Vincent. 1959. Les diola: essay d’analyse fonctionelle sur un population de Basse Casamance. Dakar: IFAN.
_______. 1972. “Les ‘rois’ diola, hier, aujourd’hui, demain”. Butlletin de l’IFAN, série B, XXXIV, Enero:151-174.
TOLIVER-DIALLO, Wilmetta J. 2005. “The woman who was more than a man: making Aline Sitoe Diatta into a national heroine in Senegal”. Revue Canadienne des Etudes Africaines, 39(2):338-360.
TOMÀS, Jordi. 2005. La identitat ètnica entre els joola d’Oussouye (Húluf, Bubajum áai). Tesis doctoral, UAB.
_______. 2006. “The traditional authorities cross the colonial borders: visions opposed on the paper of religious leaders joola húluf and ajamaat of Lower Casamance (18861909)”. Africana Studia, 9:73-97.

Downloads

Publicado

2018-02-08

Como Citar

Tomàs, Jordi. 2018. “Religión Tradicional Y colonización: Una aproximación a La visión Francesa Sobre La Sociedad Tradicional De Los Joola De La Baja Casamance”. Anuário Antropológico 40 (2):231-49. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6728.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.