Renascimento

Religião e ciência (Religião e ciência no Renascimento, de Klaas Woortmann)

Autores

  • Luiz Fernando Dias Duarte

Palavras-chave:

Antropologia

Resumo

Umas das áreas mais tradicionais de trabalho em antropologia é a dos chamados estudos de “ cosmología” , dentro da tradição da pesquisa etnológica em sentido estrito: a compreensão de outros esquemas de pensamento que ordenem a percepção do que se chama em nossa cultura de “ natureza” ou “ sobrenatureza” , de “ corpo” ou “ espírito” , de “ tempo” ou “ espaço” , de “ ordem” ou “ emoção” , de “ princípio” ou de “ causa" tem inspirado algumas das mais instigantes explorações de nossa ciência. É curioso, assim, que a disciplina não se tenha aplicado sistematicamente a analisar a “ cosmologia” desta mesma cultura tão crucial, tão singular que suscitou a emergência de uma “ antropologia” e sustenta do mais alto ao mais ínfimo detalhe nossa prática e nosso pensamento. Não se trata, evidentemente, apenas de incúria. Um preconceito instituinte faz com que se desconfie dos investimentos que se aproximam desse desafio.

Downloads

Referências

BURCKHARDT, J. 1991. A Cultura do Renascimento na Itália ”” Um ensaio, São Paulo: Companhia das Letras.
DUARTE, L. F. D. e E. A. GIUMBELLI. 1994. As Concepções de Pessoa Cristã e Moderna: Paradoxos de uma continuidade. Anuário Antropológico/93: 7 7 -111.
GREENBLATT, S. 1980. Renaissance Self-Fashioning. Chicago: Chicago University Press.

Downloads

Publicado

2018-02-08

Como Citar

Duarte, Luiz Fernando Dias. 2018. “Renascimento: Religião E Ciência (Religião E Ciência No Renascimento, De Klaas Woortmann)”. Anuário Antropológico 22 (1):299-303. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6723.