Sibéria quente e fria

a reconstrução da imagem dos povos indígenas Siberianos

Autores

  • Bruce Grant

Palavras-chave:

Antropologia

Resumo

Desde os anos sessenta, quando pela primeira vez os dirigentes soviéticos anunciaram a formação da nação soviética, os povos indígenas siberianos vêm recebendo amplos elogios pelo seu salto heroico de sociedade comunal-primitiva para o socialismo. Em contraste com outros segmentos mais populosos da União Soviética, eram considerados menos avançados, segundo a escala marxista de progresso histórico; ao se inserirem na modernidade, teriam queimado etapas em modos de produção, pulando as fases escravista, feudal e capitalista. São muitos os títulos de livros que proclamam essa "passada por cima milhares de anos", na qual os primeiros dias de reconstrução social "eqüivaleriam a séculos", tomando-se hábito prefaciar estudos sobre a cultura nativa siberiana com trechos como este: "Os resultados dessa empreitada gigantesca [a constmção socialista] são imediatamente visíveis: a erradicação do analfabetismo, a criação de línguas escritas, a emergência de literatura nativa, conjuntos de música e dança e, por fim, a própria existência de intelectualidade nativa ”” tudo isso permite-nos concluir que as culturas dos povos nativos [do norte] cessaram de ser "tradicionais" para começarem a ser "históricas", isto é, em desenvolvimento" (Derevianko & Boiko 1986). Assim, com o desenvolvimento cultural dos povos setentrionais, "um processo planificado e dirigido", o governo soviético retirou a população indígena da atemporalidade e trouxe-a para a história. A passagem da tradição à modernidade coadunava-se também com a política soviética sobre nacionalidade que surgia nos anos vinte. Ao sustentar a tese de que a tensão étnica era baseada nas diferenças de classe, os bolchevistas declararam que o desaparecimento da luta de classes no comunismo teria o efeito de atrofiar as lutas interétnicas (e, conseqüentemente, a identidade étnica). Livres de opressão, os povos soviéticos floresceriam e se uniriam em um novo ethnos internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BADDELEY, J. 1983. Russia, Mongolia and China in the 17th Century. Nova Iorque: Burt Franklin.
BILINSKY, Y. 1980. The concept of the Soviet People and Its implications for Soviet
Nationality Policy. Annals o f the Ukrainian Academy o f Arts and Sciences in the United States 37/38: 87-133.
COMRIE, B. 1981. Languages o f the Soviet Union. Nova Iorque: Cambridge UniversityPress.
DE GRAAF, T. 1992. The Small Languages of Sakhalin. International Journal o f the Sociology o f Language 94: 185-200.
DEREVIANKO, A.P. & V.I. BOIKO. 1986. "Puti kul' turnogo razvitiia Sibiri". In KuVtura narodnostei Severa: traditsii i sovremennost' (V.I. Boiko, org.). Novosibirsk: Nauka.
DUDARETS, G.I. & A. STRAKHOV. 1989. Vtoraia Voina, 1929. Molodaia Gvardiia (Iuzhno-Sakhalinsk), 14 de novembro.
ENGELS, F. 1972. The Origin o f the Family, Private Property and the State. Nova Iorque: International Publishers.
FORSYTH, J. 1991. "The Siberian Native Peoples Before and After the Russian Conquest". In The History o f Siberia (Alan Wood, org.). Londres: Routledge.
GLADYSHEV, A.I. (org.). 1986. Administrativno-territorial’noe delenie Sakhalinskoi oblasti. Iuzhno-Sakhalinsk: Dal’nevostochnoe knizhnoe izdatel’stvo.
GURVICH, I.S. & C.M. TAKSAMI. 1987. "Vklad sovetskikh etnografov v osushchestvlenie leninskoi natsional’noi politiki na Severe". In Leninizm i problemy etnografii (Iu. V.
Bromlei & R.F. Its, Orgs.). Leningrado: Nauka.
HAWES, C. H. 1903. In the Uttermost East. Londres: Harper and Brothers.
HOWARD, B.D. 1893. Life with Trans-Siberian Savages. Londres: Longmans, Green and Co.
KREINDLER, I. 1982. The Changing Status of Russian in the Soviet Union. International Journal o f Sociology o f Language 33: 5-135.
KREINOVICH, E.A. 1932. Cuz D if (Novoe Slovo). Leningrado: Gosudarstvennoe uchebnopedagogicheskoe izdatel’stvo.
KRUPNIK, I. & A.V. SMOLIAK. 1982. Sovremennoepolozhenie korennogo naseleniia severa sakhalinskoi oblasti. Moscou: Instituto de Etnografía.
LAPIDUS, G. 1984. Ethnonationalism and Political Stability: The Soviet Case. World Politics 36 (4): 353-380.
LÉVI-STRAUSS, Claude. 1971. The Naked Man. Nova Iorque: Harper & Row.
MISHCHENKO, V.I. 1957. "Proshloe nivkhov do oktiabria". In Gosudarstvennyi arkhiv sakhalinskoi obash [GASO], fond Ryzhkova.
NEVEL’SKOI, G.I. 1947. Podvigi russkikh morskikh ofitserov na krainem vostoke Rossii, 1849-1855. Moscou: OGIZ.
PIKA, A. 1989. "Malye narody severa: iz pervobytnogo kommuniizmav real’nyi sotsializm". In Perestroika, Glasnost, Demokratiia, Sotsializm: V chelovecheskom izmerenii. Moscou: Progress.
PIKA, A.I. & PROKHOROV, B.B. 1988. Bol’shie problemy malykh narodov. Kommunist 16(novembro).
PROKHOROV, B.B., A.I. PIKA et alii. 1992. Metodicheskie osnovy kontseptsiim gosudarstvennoipolitiki optimizatsii uslovii zhiznedeiatel’nosti malochislennykh narodov severa. Moscou: Instituí problem zaniatosti AN RF i Minttruda RF.
RAMOS, A. 1991. A Hall of Mirrors: The Rhetoric of Indigenism in Brizil. Critique o f Anthropology 11 (2).
SHTERNBERG, L. 1933. Giliaki, Orochi, Gol’di, Negidal’tsy, Ainy. Khabarovsk: Dal’nevostochnoe gosudarstvennoe izdatel’stvo.
SLEZKINE, Y. 1989. Russia's Small Peoples: The Policies and Altitudes Towards the Native Northerners, 17th Century ”” 1938. Ph.D. dissertation, Department of History, University of Texas at Austin.
______ . 1991. The Fall of Soviet Ethnography, 1928-38. Current Anthropology 32 (4): 476- 484.
SMOLIAK, A. V. 1960. "Zametki po etnografii nivkhov Amurskogo Limana". In Sovremennoe khoziaistvo Severa. Moscou: Nauka.
SOKOLOVA, Z. P. 1990. Narody severa SSSR: proshloe, nastoiashchee i budushchee. Sovetskaia etnografiia 6.
SOLOV’EV, N.I. 1990. Presentation to Congress of Northern Peoples. Moscou (março).
SSORIN-CHAIKOV, N. 1991. Istoriia and Ulo: A Critique o f Sociological Reasoning with a Siberian Evenk Epistemology. Master’s thesis, Department of Anthropology, Stanford University.
STEPHAN, J. 1971. Sakhalin: A History. Oxford: Clarendon Press.
TAKSAMI, C.M. 1959. Vozrozhdenie nivkhskoi natsional’nosti. Iuzhno-Sakhalinsk: Sakhalinskoe knizhnoe izdatel’stvo.
______ . 1975. Osnovnye problemy etnografii i istorii nivkhov. Leningrado: Nauka.
VON KRUSTENSTERN, A.J. 1968. Voyage Round the World in the Years 1803, 1804, 1805 and 1806. Ridgewood, NJ: Gregg.
VON SCHRENK, L. 1883. Ob inorodtsakh Amurskago kraia. São Petersburgo: Imperatorskaia Akademiia Nauk.
VYSOKOV, M.I. 1985. "Sovremennaia iazykovaia situatsiia v raionakh prozhivaniia sakhalinskikh nivkhov". In Ethnograficheskoe issledovanie sakhalinskogo oblastnogo kraevedcheskogo muzeiia (Valerii Shubin, org.). Iuzhno-Sakhalinsk: Iuzhno-Sakhalinskoe knizhnoe izdatel’stvo.

Downloads

Publicado

2018-02-02

Como Citar

Grant, Bruce. 2018. “Sibéria Quente E Fria: A reconstrução Da Imagem Dos Povos indígenas Siberianos”. Anuário Antropológico 19 (1):95-125. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6588.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.