A dupla interpretação na antropologia

Autores

  • Roberto Cardoso de Oliveira

Palavras-chave:

Antropologia

Resumo

Falar em interpretação nas Ciências Sociais hoje em dia e, sobretudo, na Antropologia, é uma temeridade, pois facilmente quem assim o fizer pode ser confundido com um defensor de uma "antropologia interpretativista", comumente chamada de "pós-modema". É evidente que não é isso que pretendo fazer neste artigo, cuja finalidade maior é a de dar algum relevo a questões de metodologia, como também de teoria, que digam respeito ao trabalho antropológico. E se estou aduzindo teoria à metodologia, faço pela simples razão de que não vejo utilidade em tratar esta sem aquela1. Pensar metodologias implica necessariamente invadir dimensões meta-teóricas. Por essa razão, justifico examinar aqui aspectos preliminares a metodologias específicas, debruçando-me sobre aquilo que estou chamando de "dupla interpretação". Por isso, pretendo expor algumas idéias que possam nos conduzir a evitar qualquer maniqueísmo que sempre assoma quando o tema é a interpretação e, com ela, o binômio explicar/compreender. No desenvolvimento dessas idéias, penso poder fazer valer a própria experiência ganha por nossa disciplina em sua já secular idade que ”” é bom esclarecer ”” não mais admite ser tratada de "jovem ciência", e, quase sempre, em sentido pejorativo. Juventude esta que lhe tem custado o descrédito em muitos contextos, notadamente naqueles em que se encontram as agências de fomento...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABEL, Theodore. 1974a. "The Operation Called Verstehen". Em Verstehen: Subjective Understanding in the Social Sciences (M. Trazzi, org.) Massachusetts: Addison-Wesley. pp. 40-55.
______ . 1974b. "A Reply to Professor Wax”. Em Verstehen: Subjective Understanding in the Social Sciences (M. Truzzi, org.) Massachusetts: Addison-Wesley. pp.83-86.
APEL, Karl-Otto. 1985. "La Comunidad de Comunicación como Presupuesto Trascendental de las Ciencias Sociales”. Em La Transformación de la Filosojia (do mesmo autor). Tomo II. Madri: Tauros Ediciones, pp. 209-249.
AZZAN JR., Celso. 1993. Antropologia e Interpretação: Explicação e Compreensão nas Antropologías de Lévi-Strauss e Geertz. Campinas: Editora da Unicamp.
BLEICHER, Josef. 1982. The Hermeneutic Imagination: Outline o f a Positive Critique o f Scientism and Sociology. Boston: Routledge & Kegan Paul.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. 1964. O índio e o Mundo dos Brancos: A Situação dos Tukúna do Alto Solimões. São Paulo: Difusão Européia do Livro [3a.edição da Editora Universidade de Brasília, 1981].
______ . 1988. Sobre o Pensamento Antropológico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, Brasília: CNPq.
FORTES, Meyer. 1953. Analysis and Description in Social Antropology. The Advancement o f Science 10: 190-201.
GEERTZ, Clifford. 1991. Negara: O Estado Teatro no Século XIX. Lisboa: Difusão Editorial.
GIDDENS, Anthony. 1976. New Rules o f Sociological Method. Londres: Hutchinson.
HOWARD, Roy J. 1982. Three Faces of Hermeneutics: An Introduction to Current Theories of Understanding. Berkeley e Los Angeles: University of California Press.
MARTIN, Michael. 1974. "Understanding and Participant Observation in Cultural and Social Anthropology". Em Verstehen: Subjective Understanding in the Social Sciences (M. Truzzi, org.) Massachusetts: Addison-Wesley. pp. 102-133.
RAMOS, Alcida Rita. 1990. Memórias Sanumá ”” Espaço e Tempo em uma Sociedade Yanomami. São Paulo: Marco Zero, Brasília: Editora Universidade de Brasília.
RICOEUR, Paul. 1986. Du Texte à 1’Action. Paris: Seuil.
______ . 1987. Teoria da Interpretação: O Discurso e o Excesso de Significação. Lisboa: Edições 70.

Downloads

Publicado

2018-02-02

Como Citar

Cardoso de Oliveira, Roberto. 2018. “A Dupla interpretação Na Antropologia”. Anuário Antropológico 19 (1):9-20. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6585.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.