Esboço de uma antropologia da música

Para além de uma Antropologia sem música e de uma musicologia sem homem

Autores

  • Rafael José de Menezes Bastos

Palavras-chave:

Antropologia

Resumo

O primeiro contexto da presente discussão é o das teorias elaboradas nos últimos cerca de cem anos pela Etnomusicologia, sobre:
1. a definição de seu próprio campo; e
2. a da música como categoria objeto de seu conhecimento.
Ele aqui comparecerá, entretanto, apenas como pano de fundo. Minha intenção é concentrar-me nas décadas de 50 e 60 deste século. Aí ocorreram fatos fundamentais na direção da conformação da disciplina, tipicamente nos Estados Unidos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADLER, Guido. 1885. ''Umfang, Method und Ziel der Musikwissenschaft". Vierteljahresschrift fü r Musikwissenschaft 1: 5-20.
ADORNO, Theodor. 1974. Filosofia da Nova Música. São Paulo: Perspectiva.
______ . 1983a. "Idéias Para a Sociologia da Música". In Benjamin, Habermas, Horkheimer,
Adorno (P. E. Arantes, org.). São Paulo: Abril Cultural, pp. 259-268.
______ . 1983b. "O fetichismo na Música e a Regressão da Audição". In Benjamin, Habermas,
Horkheimer, Adorno (P. E. Arantes, org.). São Paulo: Abril Cultural, pp. 165-191.
______. 1986. "A Indústria Cultural". In Sociologia: T. W. Adorno (G. Cohn, org.). São Paulo: Ática, pp. 92-99.
AGOSTINHO, Santo. 1987. "Confissões (397-401)". In Santo Agostinho (J. A. M. Pessanha, org.). São Paulo: Abril, pp. 9-288.
ALBERSHEIM, G. On the Psychology of Music, in International Review o f the Aesthetics and Sociology o f Music, 4(2): 213-221 (1973).
ARANTES, P. E. 1983. "Vida e Obra". In Benjamin, Habermas, Horkheimer, Adorno (P.E. Arantes, org.). São Paulo: Abril, pp. vii-xix.
BAKER, T. 1882. Über die Musik der Nordamerikanische Wilden. Leipzig.
BARTÓK, Béla. 1981. Escritos sobre a Música Popular. México: Siglo Veintiuno.
BEATO, Cláudio C. (s.d.). Músicos Brasileiros: "Eruditos" e "Populares". Tese de Mestrado em Sociologia, IUPERJ.
BECKER, Howard S. 1970. Sociological Work: Method and Subitanee. New Brunswick: Transaction Books.
BÉHAGUE, G. 1975. "From the Editor". Ethnomusicology 19 (2): iv.
______ . 1986. O Impacto Mundial da Música e das Instituições Musicais Portuguesas: Um Esboço Preliminar. Comunicação apresentada ao Coloquio Internacional Portugal e o Mundo ”” Processos Interculturais na Música: O Papel de Portugal na Música do Mundo desde o Século XV (Lisboa, dezembro de 1986) [colóquio organizado pelo International Council for Traditional Music e pela Universidade Nova de Lisboa],
BENJAMIN, Walter. 1983. "A Obra de Arte na Época de suas Técnicas de Reprodução". In Benjamin, Habermas, Horkheimer, Adorno (P. E. Arantes, org.). São Paulo: Abril, pp. 3-28.
BLACKING, J. 1977. L ’Homme Producteur de Musique (seconde partie). Musique en Jeu 29: 108-116.
______ . 1983. How Musical is Man? Seattle and London: University of Washington Press.
BLAUKOPF, Kurt. 1951. Musiksoziologie. Eine Einfiihrung in die Grundbegrieffe mit Besonder Beriicksichtigung der Soziologie der Tonsysteme. Wien.
BOAS, Franz. 1955. Primitive Art. New York: Dover.
_____ 1988. The Central Eskimo. Toronto: Coles.
BOEHMER, Konrad. 1972. Adorno, Musique, Societé. Musique en Jeu 7: 34-43.
BOILÈS, Charles & J. J. NATTIEZ. 1977. Petite Histoire Critique de l’Ethnomusicologie. Musique en Jeu 28: 26-53.
BOSE, F. 1972. Die Musik der Tukáno und Desána. Jahrbuch flier Musikalisches Volks und Voelkerkunde 6.
BOULEZ, Pierre. 1972. A Música Hoje. São Paulo: Perspectiva.
BOURDIEU, Pierre. 1983. "O Campo Científico". In Bourdieu (Renato Ortiz, org.). São Paulo: Ática, pp. 122-155.
BRUM, Marciano. 1897. Atravez da Música: Bosquejos Históricos. Rio de Janeiro: Officinas Gráphicas de I. Bevilacqua & C.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. 1976. "Processos de Articulação Étnica". In Identidade, Etnia e Estrutura Social (Roberto Cardoso de Oliveira). São Paulo: Pioneira, pp. 53-78.
CARPEAUX, Otto M. 1959. História da Literatura Ocidental. Rio de Janeiro: O Cruzeiro. (8 volumes).
______ . 1977. Uma Nova História da Música. 3a. edição. Rio de Janeiro: Alhambra.
CHARLES, Daniel et alii. 1972. Relire Adorno. Musique en Jeu 1.
CHASE, Gilbert. 1958. The Music o f Spain. New York: Dover.
______ . 1976. "Musicology, History, and Anthropology: Currents Thoughts". In Current Thought in Musicology (J.W. Grubbs, ed.). Austin: University of Texas Press, pp. 231- 246.
CLASTRES, Pierre et alii. 1971. Anthropologie et Impérialisme (II). Les Temps Modemes 299/300: 2345-2407.
COHN, Gabriel 1986. "Introdução: Adorno e a Teoria Crítica da Sociedade". In T. W. Adorno. (Gabriel Cohn, org.). São Paulo: Ática, pp. 7-30.
COPANS, Jean. 1974. "Da Etnologia à Antropologia". In Antropologia: Ciência das Sociedades Primitivas? (J. Copans et alii). Lisboa: Edições 70. pp. 13-56.
COROMINAS, J. 1954. Dicionário Crítico Etimológico de la Lengua Castellana. Madrid: Editorial Gredos (4 volumes).
CORRÊA DE AZEVEDO, Luís Heitor. 1952. Bibliografia Musical Brasileira (1820-1950). Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro.
DAHLBACK, K. 1958. New Methods in Vocal Folk Music Research. Oslo: Oslo University Press.
DENSMORE, Frances. 1922. Northern Ute Music. Washington: Smithsonian Institution ”” Bureau of American Ethnology (Bulletin 75).
DUMONT, L. 1970. Homo Hierarchicus: Ensayo sobre el Sistema de Castas. Madrid: Aguilar.
______ . 1985. O Individualismo: Urna Perspectiva Antropológica da Ideologia Moderna. Rio de Janeiro: Rocco.
ENGELMANN, Amo. 1978. "Introdução". In Wolfgang Kôhler (Amo Engelmann, org.). São Paulo: Ática, pp. 7-36.
ETZKORN, K. Peter. 1973. "Sociologists and Music". In Music and Society: The Later Writings o f Paul Honigsheim (Peter K. Etzkom, ed.). New York: John Wiley & Sons, pp. 3-40.
______ . 1985. Letter from the Editor. Ethnomusicology 29 (3): 395-396.
ETZKORN, K. Peter, ed. 1973. Music and Society: The Later Writings o f Paul Honigsheim. New York: John Wiley & Sons.
FELD, Steven. 1982. Sound and Sentiment: Birds, Weeping, Poetics and Song in Kaluli Expression. Philadelphia: University of Pennsylvania Press.
______ . 1984. Communication, Music, and Speech about Music. Yearbook fo r Traditional Music 16: 1-18.
______ . ms. Resenha de How Musical is Man?, de J. Blacking. Manuscrito citado em Boilès e Nattiez 1977.
FOUCAULT, Michel. 1985. As Palavras e as Coisas: Uma Arqueologia das Ciências Humanas. São Paulo: Martins Fontes.
FREIDSON, Eliot (org.). 1971. The Professions and Their Prospects. Beverly Hills: Sage Publications.
GEERTZ, C. 1978. A Interpretação das ¡Culturas. Rio de Janeiro: Zahar.
GELATT, R. 1977. The Fabulous Phonograph, 1877-1977. New York: Macmillan.
GILLIS, Frank J. 1980. Alan P. Merriam (1923-1980). Ethnomusicology 24 (3): v-vi.
GILMAN, B. I. 1891. Zuni Melodies. Journal o f American Ethnology and Archaeology 1.
GOODE, W. 1969. "The Theoretical Limits of Professionalization”. In The Semi-Professions and their Organization: Teachers, Nurses, Social Workers (Amitai Etzioni, org.). New York: Collier Macmillan.
GRAF, Walter. 1974. Die Vergleichende Musikwissenschaft in Õsterreich seit 1896. Yearbook fo r Traditional Music 6: 15-43.
GRAMSCI, Antonio. 1968. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
HALLOWELL, A. I. 1976. "The Beginnings of Anthropology in America". In Selected Papers from the American Anthropologist (1888-1920) (F. de Laguna, ed.). Washington: American Anthropological Association, pp. 1-90.
HAMELINE, Jean-Yves. 1978. "Histoire de la Musique et de ses Effects". In Le Pouvoir des Sons (E. Dumaurier, org.). Paris: Institut National de l’Audiovisuel. pp. 11-35.
HARRIS, Marvin. 1979. El Desarollo de la Teoría Antropológica: Una História de las Teorías de la Cultura. México: Siglo Veintiuno.
HARRISON, F. L. 1963. "American Musicology and the European Tradition". In Musicology (F. L. Harrison et alii). Westport: Greenwood Press, pp. 1-85.
HEGEL, G. W. F. 1974. Estética: Pintura e Música (Livro VI da Estética). Lisboa: Guimarães.
HEIDBREDER, Edna 1964. Psicologias del Siglo XX. Buenos Aires: Paidos.
HEIDEGGER, Martin 1984. "A Coisa". In Mitologia (Eudoro de Sousa, tradutor). Lisboa: Guimarães, pp. 235-271.
HERSKOVITS, Melville J. 1944. Drums and Drummers in Afro-Brazilian Cult Life. Musical Quartely 30: 479-492.
HERZOG, G. 1935. Special Song Types in North American Indian Music. Zeitschrift fu r Vergleichende Musikwissenschaft'i (1/2): 1-11.
______ . 1949. "Salish Music". In Indians o f the Urban Northwest (M.W. Smith, ed.). New York: Columbia University Press, pp. 93-109.
HINDLEY, Geoffrey (ed.). 1977. The Larousse Encyclopaedia o f Music. London: Hamlyn.
HOOD, Mantle 1960. The Challenge of "Bi-Musicality". Ethnomusicology 4 (2): 55-59.
HORNBOSTEL, Erich M. von. 1982. "La Música de los Makuschi, Taulipang y Yekuana. In Del Roraima al Orinoco (T. Koch-Griinberg). Caracas: Banco Central de Venezuela, 3° volume, pp. 331-366.
IMBERTY, Michel. 1979. Entendre la Musique: Sémantique Psychologique de la Musique.Paris: Bordas.
______ . 1981. Les Écritures du Temps: Sémantique Psychologique de la Musique. Tome 2. Paris: Bordas.
JACOB, L. (ed.). 1845. Oeuvres de F. Rabelais. Paris: Charpentier Librairie ”” Éditeur.
JAEGER, Werner. 1965. Cristianismo Primitivo y Paidéia Griega. México: Fondo de Cultura.
KANT, Immanuel. 1961. Crítica del Juicio, Buenos Aires: Losada.
KOCH-GRÜNBERG, T. 1982. Del Roraima al Orinoco. Caracas: Banco Central de Venezuela. (3 volumes).
KOLINSKI, M. 1936. "Suriname Music". In Suriname Folklore. (M.J. Herskovits & Frances S. Herskovits, eds.). New York. pp. 489-758 (Columbia University Contributions to Anthropology 27).
______ . 1949. La Música del Oeste Africano. Revista de Estudios Musicales 1: 191-215.
______ . 1959. The Evaluation of Tempo. Ethnomusicology 3: 45-57.
KUHN, T.S. 1975. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva.
KUNST, J. 1950. Musicologica: A Study o f the Nature o f Ethno-Musicology, its Problems, Methods and Representative Personalities. Amsterdam Koninklijke Vereeging Indisch Institut.
KUPER, A. 1978. Antropólogos e Antropologia. Rio de Janeiro: F. Alves.
LANGER, Susanne K, 1960. Philosophy in a New Key. Cambridge: Harvard University Press.
LARSON, M. Sarfaty. 1977. The Rise o f Professionalism: A Sociological Analysis. Berkeley: University of California Press.
LECLERC, G. 1973. Crítica da Antropologia. Lisboa: Estampa.
LEIBOWITZ, René 1957. La Evolución de la Música: de Bach a Schõnberg. Buenos Aires: Nueva Visión.
LEUCHTER, Erwin 1946. La História de la Música como Reflejo de la Evolución Cultural. Buenos Aires: Ricordi.
LÉVI-STRAUSS, C. 1962. A Crise Moderna da Antropología. Revista de Antropologia 10 (1- 2): 19-26.
______ . 1969. "O Futuro dos Estudos de Parentesco". In Organização Social (Roque de Barros Laraia, org.). Rio de Janeiro: Zahar, pp. 124-150.
______ . 1970. "Introdução: História e Etnologia". In Antropologia Estrutural (C. Lévi- Strauss). Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, pp. 15-43.
LOMAX, A. 1968. Folk Song Style and Culture. Washington: American Association for the Advancement of Science.
LUCAS, Maria Elizabeth. 1980. "Classe Dominante e Cultura Musical no Rio Grande do Sul: Do Amadorismo à Profissionalização". In Rio Grande do Sul: Cultura e Ideologia (J.H. Dacanal, org.). Porto Alegre: Mercado Aberto, pp. 150-167.
LYONS, John. 1974a. Introduction to Theoretical Linguistics. Cambridge University Press.
______ . 1974b. Semântica Estrutural. Lisboa: Presença.
MANNHEIM, Karl. 1950. Ideologia e Utopia. Porto Alegre: Globo.
MAUSS, Marcel. 1979. "A Prece” [1909]. In Antropologia: Marcel Mauss (R. Cardoso de Oliveira, org.). São Paulo: Ática, pp. 102-146.
MCALLESTER, David P. 1954. Enemy Way Music. Peabody Museum Papers 41 (3).
______ . 1963. Ethnomusicology.' The Field and the Society. Ethnomusicology 7 (3): 182-186.
MCLEOD, Norma. 1973. From the Editor. Ethnomusicology 17 (2): v-vi.
MENEZES BASTOS, Fernando José de. 1987. Panorama das Idéias Estíticas no Ocidente (de Platão a Kant). Brasilia: Editora Universidade de Brasília.
MENEZES BASTOS, Rafael José de. 1973. Categorias de Canais Sensório-Perceptuais e de Campos Percepto-Cognitivos: Um Ensaio sobre a Codificação Sensório-Perceptual da Cognição Brasileira. Manuscrito.
______ . 1977. "Situación del Músico en la Sociedad". In América Latina en su Música (I. Aretz, relatora). México: Siglo Veintiuno, pp. 103-138.
______ . 1982. Musique et Societé au Brésil: Introduction au Langage Musical Brésilien. Cultures 8 (2): 54-73.
______ . 1983. Elementos para uma Reflexão Inicial Sobre a Questão da Preparação para o Trabalho: Conceituação e Valoraçãode "Trabalho”. Manuscrito.
______ . 1986a. "Mas eu não entendo nada de música" ”” Para uma Crítica Antropológica à Etnomusicologia ou ao Casamento da Antropologia Sem Música com a Musicologia Sem Homem. Comunicação apresentada à 15 a Reunião Brasileira de Antropologia (Curitiba, março de 1986), GT "Antropologia Estética e Ergologia (Lux Vidal e Berta Ribeiro, coordenadores).
______ . 1986b. Ser Indio, Cantando Música Portuguesa: Manipulação Étnica e Música entre os Indios Kiriri de Mirandela, Estado da Bahia, Brasil. Comunicação apresentada ao Coloquio Internacional Portugal e o Mundo ”” Processos Interculturais na Música: O Papel de Portugal na Música do Mundo desde o Século XV (Lisboa, dezembro de 1986) [coloquio organizado pelo International Council for Traditional Music e pela Universidade Nova de Lisboa].
______ . 1990. A Festa da Jaguatirica ”” Uma Partitura Crítico-Interpretativa. Tese de Doutorado em Antropologia Social, Universidade de São Paulo.
______ . 1993. Between Authenticity and Entertainment-. Towards an Anthropological History of Ethnic Folkways Library. Research Project presented to Smithsonian Institution.
MERRIAM, Alan P. 1951. Songs o f the Afro-Bahian Cults: an Ethnomusicological Analysis. Tese de doutorado em Antropologia, Northwestern University.
______ . 1964. The Anthropology o f Music. Northwestern University Press.
______ . 1967. Ethnomusicology o f the Flathead Indians. New York: Wemer-Gren.
______ . 1969. Ethnomusicology Revisited. Ethnomusicology 13 (2): 213-229.
______ . 1977. Definitions of "Comparative Musicology” and "Ethnomusicology": A Historical-Theoretical Perspective. Ethnomusicology 21 (2): 189-204.
MERRIAM, Alan P. et alii. 1966. "The Anthropology of Music" ”” a CA Book REVIEW. Current Anthropology 7 (2): 217-230.
MEYER, Leonard B. 1967. Music, The Arts and Ideas. Chicago: University of Chicago Press.
MOLAND, Louis (ed.). 1950. Oeuvres de Rabelais. Tome II. Paris: Éditeurs Gamier Frères.
MONOD, Jean et alii. 1970-1971. Anthropologie et Impérialisme. Les Temps Modemes 293/294: 1061-1201.
NATTIEZ, J.J. 1975. Fondements d ’une Sémiologie de la Musique. Paris: Union Générale d ’Éditeurs.
NETTL, Bruno. 1956. Music in Primitive Culture. Cambridge: Harvard University Press.
______ . 1964. Theory and Method in Ethnomusicology. London: Free Press.
PESSANHA, José Américo Motta. 1979. "Platão: Vida e Obra" (José Américo Motta Pessanha, org.). São Paulo: Abril, pp. v-xxiv.
PINTO, Tiago de Oliveira. 1983. Considerações sobre a Musicologia Comparada Alemã ”” Experiências e Implicações no Brasil. Boletim da Sociedade Brasileira de Musicologia 1: 69-106.
RANDEL, Don Michael (ed.). 1978. The Harvard Concise Dictionary o f Music. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press.
READ, O. & Walter L. WELCH. 1976. From Tin Foil to Stereo: Evolution o f the
Phonograph. 2nd. ed. Indianapolis: Howard W. Sons & Co., Inc. and the Bobbs-Merrill Co.
REDFIELD, Robert et alii. 1936. Memorandum on the Study of Acculturation. American Anthropologist 38: 148-152.
RICE, T. 1983. From the Editor. Ethnomusicology 27 (2): v.
RIEMANN, H. 1908. Grundiss der Musikwissenschaft. Wissenschaft und Bildung 34.
RITZER, G. 1971. "Professionalism and the Individual". In The Professions and Their Prospects (E. Freidson, org.). Beverly Hills: Sage Publications, pp. 59-75.
ROBERTS, Helen H. 1933. Form in Primitive Music. New York: Norton.
______ . Musical Areas o f Aboriginal North American Indians. New Haven: Yale University Press (Publication in Anthropology 12).
ROUSSEAU, J.J. 1978. "Ensaio sobre a Origem das Línguas no qual se fala da Melodia e da Imitação Musical". In Rousseau (M.S. Chauí, org.). São Paulo: Abril, pp. 159-199.
ROWELL, Lewis. 1987. Introducción a la Filosofia de la-Música: Antecedentes Históricos e Problemas Estéticos. Barcelona: Gedísa.
SACHS, Curt. 1947. Historia Universal de los Instrumentos Musicales. Buenos Aires: Centurion.
______ . 1953. Rhythm and Tempo. New York: Norton.
______ . 1962. The Welsstring o f Music. The Hague: M. Nijhoff.
SCHNEIDER, Marius. 1952. Contribuición a la Música Indígena del Matto Grosso (Brasil). Anuário Musical 7: 159-175.
SEEGER, Charles. 1956. History of Past Organizations to the Founding of SEM. Ethno- Musicology Newsletter 6: 1-3.
______ . 1977. Studies in Musicology: 1935-1975. Berkeley: University of California Press.
SHEPHERD, John et alii. 1977. Whose Music? A Sociology of Musical Languages. London: Transaction Books.
SOUSA, Eudoro (ed.). 1966. A Poética de Aristóteles. Porto Alegre: Globo.
SPENGLER, Oswald. 1973. A Decadência do Ocidente: Esboço de uma Morfología da História Universal. 2 a edição condensada. Rio de Janeiro: Zahar.
STONE, Ruth M.- & Nancy A. CASSEL. 1986. From the Editors. SEM Newsletter 20 (3): 2.
STUMPF, Carl. 1883. Tonpsychologie. Vol. I. Leipzig.
______ . 1886. Lieder der BellaWula Indianer. Vierteljahresschrift fü r Musikwissenschaft 2: 405- 426.
______ . 1890. Tonpsychologie. Vol. II. Leipzig.
SUPICÍC, Ivo. 1971. Musique et Societé: Perspectives pour une Sociologie de la Musique. Zagreb: Institut de Musicologie.
TELLO, Francisco José León. 1962. Estudios de História de la Teoria Musical. Madrid: Instituto Español de Musicología.
TINHORÃO, José Ramos. 1981. Música Popular: do Gramofone ao Rádio e TV. São Paulo: Ática.
TOFFANIN, Giuseppe. 1965. Storia Letteraria d ’Italia, II Cinquecento. 7 a ed. Milano: Casa Editrice Dr. Francesco Vallardi.
TOYNBEE, A. 1963. Estudio de la História. Vol. XII: Las Perspectivas de la Civilización Occidental. Buenos Aires: Emecé.
TRAJANO FILHO, Wilson. 1984. Músicos e Música no Meio da Travessia. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília.
WARD, John Owen (ed.). 1975. The Concise Oxford Dictionary o f Music. London: Oxford University Press.
WARMINGTON, Erich H. & Philip G. ROUSE (eds.). 1956. "Plato’s The Republic". In Great Dialogues o f Plato (E.H. Warmington & P.G. Rouse, eds.). New York: The New American Library, pp. 125-422.
WATERMAN, Richard A. 1952. "African Influence on the Music of the Americas". In Acculturation in the Americas (Sol Tax, ed.). Proceedings o f the 29th International Congress o f Americanists. Vol. II: 207-218.
WEBER, Max. 1944. "Los Fundamentos Racionales y Sociológicos de la Música". In Economía y Sociedad (Max Weber). México: Fondo de Cultura, vol. II, pp. 1118-1183.
WEBERN, Anton. 1984. O Caminho para a Música Nova. São Paulo: Novas Metas.
WILENSKY, Harold L. 1970. "The Professionalization of Everyone?" In The Sociology o f Organizations: Basic Studies (O. Grusky & G. A. Miller, eds.). New York: The Free Press, pp. 483-501.

Downloads

Publicado

2018-02-02

Como Citar

de Menezes Bastos, Rafael José. 2018. “Esboço De Uma Antropologia Da Música: Para além De Uma Antropologia Sem Música E De Uma Musicologia Sem Homem”. Anuário Antropológico 18 (1):9-73. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6552.

Edição

Seção

Ensaios bibliográficos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.