Da aventura à testemunha

um caminho etnográfico ao lado de Roque Laraia

Autores

  • Denise Maldi

Palavras-chave:

Homenagem, Antropologia, Roque Laraia

Resumo

Evocar o caminho de um aluno, guiado pelo mestre: a imensa aventura que produz um antropólogo,do conhecimento de mundos merecedores de epítetos entre aspas (primitivo, tradicional, fo lk etc.) à academia; da influência de uma disciplina que se recusa à canonização, às transformações ideológicas que vêm mantendo em alterações constantes o próprio contexto moral do fazer etnográfico. Mas não se trata apenas da aventura como pano de fundo de uma trajetória. Se indiscutivelmente a antropologia fundamentou-se a partir do encontro com o outro, e da tentativa (ilusão?) de dar sentido ao estranho através de categorias familiares, não há dúvida que é a experiência do etnógrafo, e não o seu objeto, a matéria-prima analítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CLIFFORD, James. 1983. "Power and Dialogue in Ethnology". In Observers Observed ”” Essays on Ethnographic Fieldwork. University of Wisconsin Press.
FOUCAULT, Michel. 1973. The Order o f Things: An Archeology o f the Human Sciences. New York: Ramdom House.
GEERTZ, Clifford. 1983. Local Knowledge - Further Essays in Interpretativa Anthropology. New York: Basic Books.
______ . 1989. E l Antropólogo como A utor. Paidos. Buenos Aires.
GRAEVE, Bernard Von. 1977. Protective Intervention and Interethnic Relations - A Study o f Domination on the Brazilian Frontier. Tese de Doutorado. Universidade de Toronto.
______ . 1989. The Pacaa-Nova - Clash and Cultures on the Brazilian Frontier. [Canadá]: Broadview Press.
MASON, Alan. 1977. OroNao Social Structure. Tese de Doutorado. Universidade da California. Davis.
MEIRELES, Denise Maldi. 1986. Os Pakaas-Novos. Dissertação de Mestrado. Brasília: UnBIH- Departamento de Antropologia.
PEIRANO, Mariza G. S. 1990. Os Antropólogos e suas Linhagens. Série Antropologia 102. UnB-IH-Departamento de Antropologia.
______ . 1992. A Favor da Etnografía. Série Antropologia 130. UnB-IH-Departamento de Antropologia. Republicado com modificações no presente volume do Anuário Antropológico.
SENA, Custódia Selma. 1987. Em Favor da Tradição ou Falar É Fácil, Fazer É que São Elas. Série Antropologia 63. UnB-IH-Departamento de Antropologia.

Downloads

Publicado

2018-01-30

Como Citar

Maldi, Denise. 2018. “Da Aventura à Testemunha: Um Caminho etnográfico Ao Lado De Roque Laraia”. Anuário Antropológico 17 (1):133-41. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6520.