PACHECO DE OLIVEIRA, João. 2016. O nascimento do Brasil e outros ensaios: “pacificação”, regime tutelar e formação de alteridades. Rio de Janeiro: Contra Capa. 384 pp.

Autores

  • Henyo Trindade Barretto Filho

DOI:

https://doi.org/10.26512/anuarioantropologico.v42i1.2017/6347

Palavras-chave:

pacificação, regime tutelar, alteridades

Resumo

O livro é uma coletânea de nove textos escritos por João (como nós, seus exalunos, o chamamos afetuosamente) entre meados da década passada e desta, “a convite de colegas historiadores e antropólogos […] para conferências em congressos, artigos em revistas e coletâneas” (:7). Quase todos os textos reunidos já circularam, seja em periódicos da área de antropologia, mas também de história e ciência política, seja em outras coletâneas organizadas por terceiros ou pelo próprio João ”“ salvo pelo instigante nono e último capítulo, em que o autor analisa o emprego moderno da categoria colonial de pacificação pelo governo e pela imprensa nas políticas voltadas para a população das favelas cariocas (situação em que também usa a noção de fronteira como ferramenta analítica). Quase todos os textos estão disponíveis no link “Produção” de seu site pessoal (http://jpoantropologia.com.br/pt/), onde há informações relativas aos contextos originais de publicação dos textos, que vão além do circuito estritamente antropológico, incidindo nos campos da economia, história e ciência política, como os publicados em livros editados pela Fundação Getúlio Vargas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

PACHECO DE OLIVEIRA, João. 2016. O nascimento do Brasil e outros ensaios: “pacificação”, regime tutelar e formação de alteridades. Rio de Janeiro: Contra Capa. 384 pp.

Downloads

Publicado

2018-01-25

Como Citar

Barretto Filho, Henyo Trindade. 2018. “PACHECO DE OLIVEIRA, João. 2016. O Nascimento Do Brasil E Outros Ensaios: ‘pacificação’, Regime Tutelar E formação De Alteridades. Rio De Janeiro: Contra Capa. 384 Pp”. Anuário Antropológico 42 (1):327-30. https://doi.org/10.26512/anuarioantropologico.v42i1.2017/6347.