A antropologia entre as ciências sociais e as humanidades
DOI:
https://doi.org/10.26512/anuarioantropologico.v42i1.2017/6325Palavras-chave:
Antropologia, Ciências Sociais, HumanidadesResumo
O presente memorial foi apresentado em setembro de 2015 ao Departamento de Antropologia como parte dos requisitos para a ascensão à classe de professor titular. Apresento-o aqui em uma versão revisada, mantendo praticamente a mesma sequência de seções. Todas as publicações que nele menciono podem ser encontradas, com as referências completas, no meu currículo Lattes. Procurei cobrir, de maneira sintética, a minha formação acadêmica e as atividades correlatas ”“ de ensino, pesquisa, extensão e participação na esfera pública ”“ que considero mais significativas e que desenvolvi na Universidade de Brasília (UnB) de junho de 1985 a julho de 2015. Minha trajetória acadêmica foi sempre marcada por uma pluralidade de interesses intelectuais e de pesquisa. Alguns temas me acompanham desde o início, de modo ininterrupto, ainda que intermitente. Já outros temas surgiram muito depois, ampliando ainda mais o leque de interesses, porém sem que nenhum deles tenha representado uma ruptura com quaisquer dos anteriores. Procuro evidenciar, neste memorial, as conexões entre os diversos temas de pesquisa a que me dediquei, na tentativa de mostrar as linhas de coerência subjacentes à minha trajetória, que de outro modo podem não transparecer com facilidade devido a uma nítida diversificação dos assuntos sobre os quais publiquei e ensinei. Acresça-se a isso o fato de que o desenvolvimento desses temas não se deu de forma linear nem contínua, porém simultânea ao longo de décadas. Por todos estes motivos, adotei uma narrativa basicamente cronológica, embora com antecipações e retomadas, de modo a refletir o acúmulo de trabalhos publicados, seguindo a ordem temporal interna de cada um deles.
Downloads
Referências
2. AMARAL, Leila & Amir Geiger (orgs). 2008. In vitro, in vivo, in silicio. ensaios sobre a relação entre arte, ciência, tecnologia e o sagrado. São Paulo: Attar.
3. BARBOSA, Francisco Salatiel de Alencar. 2007. O joaseiro celeste: tempo e paisagem na devoção ao Padre Cícero. São Paulo: Attar.
4. BIRMAN, Patrícia. 2003. Religião e espaço público. São Paulo: Attar.
5. BIZERRIL, José. 2007. O retorno à raiz: tradição e experiência em uma linhagem taoísta no Brasil. São Paulo: Attar.
6. CARNEIRO, Sandra de Sá. 2007. A pé e com fé: brasileiros no moderno caminho de Santiago. São Paulo: Attar.
7. GIUMBELLI, Emerson. 2002. O fim da religião: dilemas da liberdade religiosa no Brasil e na França. São Paulo: Attar.
8. ORO, Ari Pedro (org). 2007. Religião e política no Cone Sul: Argentina, Brasil e Uruguai. São Paulo: Attar.
9. PORTO, Liliana de Mendonça. 2007. A ameaça do outro: magia e religiosidade no Vale do Jequitinhonha/MG. São Paulo: Attar.
10. REINHARDT, Bruno Mafra Ney. 2007. Espelho ante espelho: a troca e a guerra entre o neopentecostalismo e os cultos afro-brasileiros em Salvador. São Paulo: Attar.
11. VELHO, Otávio (org). 2003. Circuitos infinitos: comparações e religiões no brasil, Argentina, Portugal, França e Grã-Bretanha. São Paulo: Attar.
12. BIRMAN, Patrícia & LEITE, Márcia P. (orgs.). 2004. Um mural para a dor: movimentos cívico-religiosos por justiça e paz. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
13. LEWGOY, Bernardo. 2004. O grande mediador: Chico Xavier e a cultura brasileira. Bauru: EDUSC.
14. STEIL, Carlos Alberto; MARIZ, Cecília Loreto & REESINK, Mísia Lins (orgs). 2003. Maria entre os vivos: reflexões teóricas e etnografias sobre aparições marianas no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Anuário Antropológico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en
Creative Commons - Atribución- 4.0 Internacional - CC BY 4.0
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en