Da antropologia interpretativa à antropologia crítica

Autores

  • Michael Fischer

Palavras-chave:

Antropologia criativa

Resumo

As antropologías criativas surgem em conjunturas históricas e em contextos nacionais específicos. Como se tem notado muitas vezes, não é por acaso que, por exemplo, a teorização social na França (ou na Inglaterra do século dezenove) tem sido mais universalista do que na Alemanha (ou na antropologia social britânica clássica). A teoria social alemã do século passado e no início deste estava mais sintonizada com particularidades históricas (daí estabelecendo as bases que permitiram explorar a noção de culturas no plural). No Terceiro Mundo, por razões semelhantes às da Alemanha, o pensamento social tem sido muitas vezes historicista e dialético, situando-se diante de um Outro poderoso (Primeiro Mundo, imperialismo, dependência, etc.). No entanto, esse con texto não significa, necessariamente, que não tenham surgido outros problemas, mais internos e tão contundentes para o desenvolvimento de novas antropologías.2

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Publicado

2018-01-24

Como Citar

Fischer, Michael. 2018. “Da Antropologia Interpretativa à Antropologia crítica”. Anuário Antropológico 8 (1):55-72. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6300.

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