A pragmática universal de Habermas
Palavras-chave:
Antropologia, Crítica, Teoria GeralResumo
O interesse generalizado nas idéias de Habermas confere-lhe, não apenas importância atual, mas sugere ainda que ele poderá tornar-se um ponto de referência fundamental nas ciências do homem de um futuro próximo. Sua obra já é ampla e de extrema complexidade. Neste ensaio, focalizo sua pragmática universal, cuja formulação mais recente apareceu em Communication anã the Evolution of Society (1979). O programa de estudos de Habermas divide-se em três níveis: no primeiro, ele propõe uma reformulação da análise transcendental de Kant através de sua pragmática universal. No segundo, constrói uma teoria do desenvolvimento da socialização baseada no estudo empírico da aquisição da competência comunicacional. Finalmente, substitui a explicação clássica do materialismo histórico para a evolução das formas de sociedade por uma teoria do desenvolvimento do homem em seu crescimento cognitivo, egológico e Interativo. Há, portanto, aí, duas diferentes esferas de conhecimento sofrendo reacomodações: uma epistemológica, ou metodológica, se se preferir, em que o apriorismo kantiano na análise transcendental é repensado, e uma teórica, onde a teoria da mudança social é atrelada à teoria do crescimento e da mudança do homem. Vejamos de que trata, especificamente, cada uma destas esferas.
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Referências
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