Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4000/aa.10134

Palavras-chave:

Apresentação

Resumo

Em 2022, o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília completa meio século de existência. Criado em 1972, como mestrado, sob a liderança de Roberto Cardoso de Oliveira, em 1981 ele passou a formar também doutores e doutoras.

A tônica de seus primórdios – protagonismo em novas áreas de estudo etnográfico, excelência na produção intelectual e cultivo de colaboração com centros de pesquisa nacionais e internacionais – segue marcando suas atividades de pesquisa e de ensino até o presente. Sob esta tônica e ao longo de quase cinco décadas, o corpo docente e as linhas de pesquisa do PPGAS/UnB variaram e se renovaram.

Com o objetivo de realizar um balanço crítico das principais contribuições do PPGAS/UnB à nossa disciplina, tal como percebidas por seus próprios agentes, o Anuário Antropológico publica, a partir a partir do vol 47.(2), a seção “PPGAS/UnB - 50 anos”. Dela farão parte artigos que sistematizam proposições teóricas, metodológicas e etnográficas elaboradas por seus professores e professoras, e seus respectivos grupos de pesquisa. Tais artigos são problematizados por comentadores e comentadoras, a fim de tornar ainda mais densas as mediações analíticas necessárias para melhor expressar e conhecer os desafios que marcam a construção de saberes no país e no mundo contemporâneos.

Neste número contamos com o artigo de Luís Roberto Cardoso de Oliveira, que é comentado por Laurent Thévenot, Elena Azaola Garrido e Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer. Nos próximos números, seremos brindados e brindadas com artigos de Alcida Rita Ramos, Marisa Peirano, Gustavo Lins Ribeiro e demais colegas cujas contribuições ao PPGAS e à antropologia são indisputáveis.

Certos do caráter edificador das críticas, esperamos que esta seção opere como um espaço de registro histórico e aprimoramento de alguns dos desafios que caracterizam nosso ofício no primeiro quartel deste século.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-03-28

Como Citar

Comitê Editorial do Anuário Antropológico. 2023. “Apresentação”. Anuário Antropológico 47 (3):9-10. https://doi.org/10.4000/aa.10134.

Edição

Seção

PPGAS 50 Anos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.