POMPEIA, Caio. Formação política do agronegócio. São Paulo: Elefante, 2021. 392 p.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4000/aa.9730

Palavras-chave:

Resenha, Caio Pompeia, agronegócio

Resumo

Os resultados da pesquisa de doutorado e pós-doutorado do antropólogo Caio Pompeia, agora publicados no livro Formação política do agronegócio, revelam um campo diverso e heterogêneo de atuação de atores variados, que constroem e desconstroem alianças dinâmicas, por vezes efêmeras. Recuperando a sociogênese do agronegócio como conceito, o autor inicia um percurso histórico desde os Estados Unidos de meados da década de 1950, estendendo-se até o Brasil dos anos 2020. Dividido em nove capítulos, o livro conta com prefácio de Manuela Carneiro da Cunha, que por si só já vale a leitura – ela resume décadas de política agrária no Brasil em poucas páginas e introduz a importância contemporânea da pesquisa de Pompeia, considerando as pautas antiambientalistas e anti-indígenas que estiveram em debate no Congresso Nacional no ano de 2021. Neste contexto atualizado de disputas políticas sobre a terra no Brasil, Caio Pompeia desenha os campos ideológicos da elite agrícola brasileira, relacionando-os a agendas ambientalistas em níveis nacionais e internacionais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raisa Ramos de Pina, Universidade de Brasília

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Instituto de Ciências Sociais, da Universidade de Brasília. Desenvolve pesquisa sobre produção de proteína animal no Brasil e Reino Unido.

Referências

Pompeia, Caio. Formação política do agronegócio. São Paulo: Elefante, 2021. 392 p.

Downloads

Publicado

2023-03-28

Como Citar

Ramos de Pina, Raisa. 2023. “POMPEIA, Caio. Formação política Do agronegócio. São Paulo: Elefante, 2021. 392 P”. Anuário Antropológico 47 (2):287-91. https://doi.org/10.4000/aa.9730.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.