Consumo e moralidade em contextos de vulnerabilidade: histórias de mulheres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4000/aa.9724

Palavras-chave:

Mulheres, Vulnerabilidade, Consumo, Pandemia

Resumo

A partir de dados de pesquisa obtidos em dois distintos contextos de vulnerabilidade social, este artigo analisa estratégias de consumo e percepções a elas associadas. São protagonistas das histórias contadas mulheres agricultoras bolsistas do Programa Bolsa Família e mulheres moradoras de centros urbanos que, em situação de redução de renda ocorrida durante a pandemia de COVID-19, aderiram ao grupo de Facebook Boleto+1. Entre as agricultoras, a pesquisa etnográfica foi realizada entre 2016 e 2018, enquanto que junto às associadas do Boleto+1 foi conduzida, em 2020, nos primeiros meses da pandemia, através de mídias digitais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Menasche, Universidade Federal de Pelotas / Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Antropologia Social. Professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, Consumo e Cultura (GEPAC).

Carmen Janaina Machado, Escola Família Agrícola da Região Sul

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas. Professora da Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL).

Gabriela Richter Lamas, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Cinema e Audiovisual e mestranda em Antropologia pela Universidade Federal de Pelotas.

Referências

Barbosa, Lívia, e Collin Campbell. 2013. “O estudo do consumo nas Ciências Sociais contemporâneas”. In Cultura, consumo e identidade, orgs. Lívia Barbosa, e Collin Campbell, 21–44. Rio de Janeiro: FGV.

Campello, Tereza, e Marcelo Côrtes Neri, orgs. 2013. Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania. Brasília: IPEA.

Cruz, Luciana Ramirez da. 2013. As portas do Programa Bolsa Família: vozes das mulheres beneficiárias do município de Santo Antônio do Pinhal/SP. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Eger, Talita Jabs. 2013. Dinheiro e moralidade no Bolsa Família: uma perspectiva etnográfica. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Lautier, Bruno. 2014. “O governo moral dos pobres e a despolitização das políticas públicas na América Latina”. Caderno CRH 27(72): 463–77.

Machado, Carmen Janaina. 2019. O Bolsa Família a partir das margens do estado: um estudo sobre consumo, política pública e desenvolvimento rural. Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Marins, Mani Tebet A. 2017. Bolsa Família: questões de gênero e moralidades. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ.

Mattar, Viviane. 2019. Moralidades em torno do Bolsa Família, gênero e alimentação: um estudo de caso a partir de uma favela no Rio de Janeiro. Dissertação de mestrado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 2015. Manual de gestão do Programa Bolsa Família. Brasília: MDS.

Pimenta, Denise. 2020. “Pandemia é coisa de mulher: breve ensaio sobre o enfrentamento de uma doença a partir das vozes e silenciamentos femininos dentro das casas, hospitais e na produção acadêmica”. Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia 8(1): 8–19.

Pinto, Michele de Lavra. 2013. “O público e o privado: o ‘baralhamento’ no cotidiano das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família”. Revista de Ciências Sociais Política & Trabalho 38: 157–70.

Pinto, Michele de Lavra. 2016. Políticas públicas de transferência de renda: um estudo sobre o Programa Bolsa Família na favela do Pavão-Pavãozinho. Tese de doutorado, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2023-03-28

Como Citar

Menasche, Renata, Carmen Janaina Machado, e Gabriela Richter Lamas. 2023. “Consumo E Moralidade Em Contextos De Vulnerabilidade: Histórias De Mulheres”. Anuário Antropológico 47 (2):223-43. https://doi.org/10.4000/aa.9724.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.