Do mato ao palco: a construção da nação em Moçambique através da música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4000/aa.9483

Palavras-chave:

Moçambique, música tradicional, nação, festivais de cultura, África

Resumo

Este artigo discute a realização do I Festival Nacional da Canção e Música Tradicional (1980-1981) em Moçambique e o reputa como a iniciativa de maior destaque promovida pelo governo da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique) no seu projeto de construção nacional durante os primeiros anos após a independência do país no campo musical. Após a descrição e análise da programação deste Festival, recupero o debate acalorado promovido pela grande imprensa da época sobre certos dilemas envolvidos na sua organização e na classificação “música tradicional”. Nos palcos construídos na capital, Maputo, pessoas oriundas das diversas províncias do país passaram a ser conhecidas como artistas, denominação adquirida ao serem instadas a abandonar suas vinculações “tribais”. Argumento que, a despeito das várias transformações políticas pelas quais o país passou nas últimas décadas, especialmente após o fim da guerra civil (1976/1977-1992), o Festival Nacional da Canção e Música Tradicional permaneceu como paradigma. A partir dos anos 2000, a realização de festivais culturais continua sendo uma estratégia central de construção da unidade nacional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Morais, Universidade de Brasília

Doutora em Antropologia Social pelo Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, onde é atualmente pesquisadora colaboradora plena. Desde 2013 é técnica em antropologia do IPHAN/Departamento de Patrimônio Imaterial. Suas pesquisas atuais têm como foco de análise o processo de patrimonialização das timbila em Moçambique.

Referências

Anderson, Benedict. 2008. Comunidades Imaginadas. Reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras.

Andrieu, Sarah. 2013. “Une forme globalisée, des enjeux localisés: Les festivals culturels régiounaux au Burkina Faso des années 1990 à aujourd’hui”. In Une histoire des festivals XX-XXI siècle, org. Anaïs Fléchet et al., 123–38. Paris: Publications de la Sorbonne.

Apter, Andrew. 2005. The Pan-African nation: oil and spectacle of culture in Nigeria. Chicago: The University of Chicago Press.

Apter, Andrew. 2016. “Beyond Negritude: Black Cultural Citizenship and the Arab Question in FESTAC’77”. In The First World Festival of Negro Arts, Dakar 1966. Contexts and Legacies, org. David Murphy, 151–65. Liverpool: Liverpool University Press. DOI : 10.1080/13696815.2015.1113126

Cabaço, José Luís. 2009. Moçambique: identidade, colonialismo e libertação. São Paulo: Editora UNESP.

Cahen, Michel. 1987. Mozambique: la révolution implosée. Paris: Éditions L’Harmattan.

Costa, Alda. 2013. Arte em Moçambique: entre a construção da nação e o mundo sem fronteiras (1932-2004). Lisboa: Babel.

Darch, Colin. 2018. Historical dictionary of Mozambique. Series: Historical dictionaries of Africa. Lanham, Maryland: Rowman & Littlefield.

De Jong, Ferdinand. 2016. “Cultural Festivals in Senegal: Archives of Tradition, Mediations of Modernity”. In The First World Festival of Negro Arts, Dakar 1966. Contexts and Legacies, org. David Murphy, 166–79. Liverpool: Liverpool University Press.

Dias, Margot. 1986. Instrumentos musicais de Moçambique. Lisboa: Instituto de Investigação Científica Tropical/Centro de Antropologia Cultural e Social.

Farré, Albert. 2015. “Assimilados, régulos, Homens Novos, moçambicanos genuínos: a persistência da exclusão em Moçambique”. Anuário Antropológico 40(2): 199-229.

Geffray, Christian. 1988. “Fragments d’un discours du pouvoir (1975-1985): du bon usage d’une méconnaissance scientifique”. Politique Africaine 29: 71-85. DOI : 10.3406/polaf.1988.5158

Geffray, Christian. 1991. A Causa das Armas: Antropologia da Guerra Contemporânea em Moçambique. Porto: Edições Afrontamento.

Honwana, Luís Bernardo. 2017. A velha casa de madeira e zinco. Maputo: Alcance Editores.

Isaacman, Allen and Isaacman, Barbara. 1983. From Colonialism to Revolution, 1900-1982. Boulder, Colorado: Westview Press.

Jopela, Valdemiro. 2006. “Para uma caracterização da poesia oral nas timbila dos Vacopi e alguns aspectos do contributo português 1940-2005”. Tese de doutorado, Universidade de Lisboa.

Kopytoff, Igor. 1977. “Matrilineality, residence, and residential zones”. American Ethnologist 4: 539-58. DOI : 10.1525/ae.1977.4.3.02a00090

Kruks, Sonia. 1987. “From Nationalism to Marxism: the ideological history of Frelimo, 1962-1977”. In Studies in Power and Class in Africa, ed. Irving Leonard Markovitz, 237–56. New York: Oxford University Press.

Macagno, Lorenzo. 2009. “Fragmentos de uma imaginação nacional”. Revista Brasileira de Ciências Sociais 24(70): 17–35. DOI : 10.1590/S0102-69092009000200002

Morais, Sara S. 2020. “O Palco e o Mato. O lugar das timbila no projeto de construção da nação em Moçambique”. Tese de doutorado, Universidade de Brasília.

Munguambe, Amândio Didi. 2000. A Música Chope. Maputo: Promédia.

Murphy, David. 2016. “Introduction. The Performance of Pan-Africanism: Staging the African Renaissance at the First World Festival of Negro Arts”. In The First World Festival of Negro Arts, Dakar 1966. Contexts and Legacies, org. David Murphy, 1–42. Liverpool: Liverpool University Press.

Newitt, Malyn. 1995. A History of Mozambique. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press.

Rita-Ferreira, António. 1975. Povos de Moçambique: história e cultura. Porto: Afrontamento.

Siliya, Carlos Jorge. 1996. Ensaio sobre a cultura em Moçambique. Maputo: Publicita.

Trajano Filho, Wilson. 1993. Rumores: uma narrativa da nação. Série Antropologia 143: 2-35.

Trajano Filho, Wilson. 2010. “Território e idade: ancoradouros do pertencimento nas manjuandadis da Guiné-Bissau”. In Lugares, Pessoas e Grupos: as lógicas do pertencimento em perspectiva internacional, org. Wilson Trajano Filho, 225–55. Brasília: Athalaia.

Trajano Filho, Wilson. 2016. “O projeto nacional na Guiné-Bissau: uma avaliação”. Estudos Ibero-Americanos 42(3): 913-43. DOI : 10.15448/1980-864X.2016.3.24227

Wane, Marílio. 2010. “A Timbila chopi: construção de identidade étnica e política da diversidade cultural em Moçambique (1934-2005)”. Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Bahia.

Webster, David J. 2009. A sociedade Chope: indivíduo e aliança no Sul de Moçambique, 1969-1976. Lisboa: ICS.

Downloads

Publicado

2023-03-28

Como Citar

Morais, Sara. 2023. “Do Mato Ao Palco: A construção Da nação Em Moçambique através Da Música”. Anuário Antropológico 47 (1):208-27. https://doi.org/10.4000/aa.9483.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.