À queima-roupa: rebaixamento, prazer e desejo em casos de violência policial contra travestis

Autores

  • Filho Roberto Efrem Universidade Federal da Paraíba – UFPB

DOI:

https://doi.org/10.4000/aa.8904

Palavras-chave:

Violência, Rebaixamento, Sexualidade, Prazer, Desejo

Resumo

Neste artigo, eu procuro analisar como noções de humilhação, nojo e desprezo informam “imagens de brutalidade” acerca de mortes de LGBT reivindicadas como crimes de ódio ou LGBTfobia. Valendo-me de dados colhidos durante o acompanhamento de atividades do movimento LGBTI+ na Paraíba, entre 2012 e 2016, de entrevistas em profundidade com seus militantes e do acesso a autos judiciais relativos àquelas mortes, centro atenção especialmente nas narrativas em torno: a) de uma cena de tentativa de homicídio, provocada por um policial militar que, numa rua do centro de João Pessoa, disparou à queima-roupa contra uma travesti que se prostituía e recusou sua cantada; e b) do caso do “serial killer de travestis”, um policial militar acusado de cinco assassinatos numa cidade do sertão paraibano. Com isso, intenciono principalmente notar a relevância de práticas de rebaixamento para a configuração daquilo que é tomado como brutal, inclusive a violência policial. Busco sobretudo compreender a sexualização narrativa daquele que rebaixa, humilha, enoja-se e despreza e cujo ato de violentar ou matar é identificado como um gesto de prazer ou remete à suspeita de um desejo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filho Roberto Efrem, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Professor do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba – UFPB (Santa Rita, PB) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE (Recife, PE). É doutor em Ciências Sociais pela Unicamp e concluiu mestrado e graduação em Direito junto à UFPE.

Downloads

Publicado

2023-03-28

Como Citar

Roberto Efrem, Filho. 2023. “À Queima-Roupa: Rebaixamento, Prazer E Desejo Em Casos De Violência Policial Contra Travestis”. Anuário Antropológico 46 (3):30-48. https://doi.org/10.4000/aa.8904.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.