Fé, princípio-ativo, testemunhos de cura e rastreamento na produção de remédios caseiros por raizeiras e raizeiros do cerrado

Autores

  • Sabrina D’Almeida

DOI:

https://doi.org/10.4000/aa.7682

Palavras-chave:

Raizeiras, Raizeiros, Medicina tradicional, Vigilância sanitária

Resumo

A partir da descrição etnográfica do projeto de autorregulação do ofício de raizeiras e raizeiros reunidos em torno da Articulação Pacari, este artigo pretende problematizar sobre as supostas fronteiras entre religião, ciência e política. Trata-se de um projeto que incorporou para o ofício de raizeiras e raizeiros alguns elementos reconhecidos como científicos sem, contudo, abandonar outros repertórios que compõem suas trajetórias. O resultado destas dinâmicas produziu um conjunto original de práticas e saberes não previstos anteriormente e que desafia dicotomias clássicas ”“ como a de tradição e modernidade ”“ e que será objeto de análise deste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-06

Como Citar

D’Almeida, Sabrina. 2021. “Fé, princípio-Ativo, Testemunhos De Cura E Rastreamento Na produção De remédios Caseiros Por Raizeiras E Raizeiros Do Cerrado”. Anuário Antropológico 46 (1):190-210. https://doi.org/10.4000/aa.7682.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.